Castro Fernandes em mais uma “Presidência de proximidade” a vilarinho

0

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes – acompanhado pela Vice-Presidente Ana Maria Ferreira e por vários técnicos camarários – deslocou-se no passado sábado, dia 5 de Abril, à Freguesia de Vilarinho para mais uma “presidência de proximidade” (visita de trabalho). A aguardar a comitiva camarária estava o presidente de Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, os restantes membros do Executivo e da Assembleia de Freguesia e uma dezena de Representantes do Associativismo Local.

Já no salão nobre da junta, as primeiras palavras foram proferidas por Jorge Faria, o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho que agradeceu ao presidente da Câmara Municipal “mais uma visita de trabalho” relevando naturalmente a importância destas “presidências de proximidade” que se têm revelado “sempre muito frutuosas para as gentes de Vilarinho” o que significa que o Sr. Presidente da Câmara “está atento e pronto a ajudar-nos”. E, concluiu, constatando que “só quem gosta de Vilarinho é capaz de fazer tanta obra na nossa vila, especialmente no que se refere aos três últimos mandatos”.

Castro Fernandes ouviu as palavras do seu “amigo Faria” – com quem disse ter “as melhores das relações” e agradeceu o convite que este lhe formalizou para visitar Vilarinho. O presidente da Câmara não deixou de agradecer também as presenças dos dois outros elementos que compõem o executivo da junta de freguesia, de vários membros da assembleia de freguesia, dos representantes da sociedade civil de Vilarinho e, também, de Armindo Vieira – que considerou ser “uma referência para Vilarinho e para Santo Tirso enquanto autarca (ex-presidente de junta) e deputado municipal”. Logo de seguida, Castro Fernandes fez questão de lembrar que há uma coisa de que não abdica: “visitar as freguesias em regime de permanência” pois só assim, esclareceu, “é possível aquilatar das necessidades da população” e, ao mesmo tempo “utilizar os recursos com moderação e eficácia”. E é, por isso, recordou, “que eu tenho apostado na delegação de competências”, atribuindo “subsídios às juntas” para que a conclusão das obras seja mais célere. “Só este ano vão ser transferidos para as 24 freguesias cerca de 750 mil euros para despesas correntes”.

Vilarinho é uma bonita vila “onde é sempre uma honra estar de visita”, disse Castro Fernandes que não deixou de lembrar que “sempre defendeu Vilarinho, ao contrário daqueles que tudo fizeram para acabar com a freguesia, propondo a fusão com outras freguesias”. “E, Vilarinho foi merecidamente elevada a vila”, recordou, voltando a insistir na ideia de que “não é vila quem quer, mas quem pode». Já sobre a agregação de freguesias, o presidente da Câmara repetiu que “se trata de uma lei disparatada”, na medida em que, repisou, “não só não defende a identidade histórica, social e geográfica das freguesias como também não permite poupar coisa nenhuma”.

No que se refere às obras que foram recentemente concluídas em Vilarinho, Castro Fernandes relevou naturalmente as mais emblemáticas, designadamente a construção da Capela Mortuária de Vilarinho (120 mil euros), a Rua da Manguela e Rua do Falcão (37 282 euros), a VIM – Via Intermunicipal (onde foram gastos, só no troço que se desenvolve na área geográfica do Município de Santo Tirso, mais 250 mil euros), a primeira fase do Arruamento de Ligação do Cemitério a Paradela (322 mil euros). No que concerne às obras de Abastecimento de Água atualmente em curso na freguesia, Castro Fernandes explicou que se trata da construção uma rede com 19 quilómetros de extensão, num investimento global de um milhão de euros.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso abordou – ainda que ao de leve – os apoios que a Autarquia presta às instituições da freguesia, como o Centro Paroquial, os Escuteiros e o FC Vilarinho e lembrou o protocolo recentemente celebrado com a Cooperativa Elétrica de Vilarinho com o objetivo de reduzir custos e requalificar a iluminação pública. E, aqui, Castro Fernandes aproveitou para, em primeira mão, informar que a Câmara Municipal de Santo Tirso iria entregar a Medalha de Mérito a esta Cooperativa no próximo dia 25 de Abril.

 

De seguida, a comitiva visitou várias obras concluídas em outros tantos locais da Freguesia de Vilarinho de que destacamos:

– Ampliação do Refeitório do Edifício Escolar da Lage (63 mil euros)

– Drenagem de Águas Pluviais na Rua do Mosteiro e Rua do Falcão (55 mil euros)

– Alargamento da Rua do Mosteiro (20 mil euros)

– Rua do Agoeiro (estudar a possibilidade de se fazer o alargamento da via)

– Requalificação da Rua da Chã das Raposas (121 mil euros)

Share.

Comments are closed.