A Assembleia Geral da Comissão do Arco Atlântico, que integra a Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CRPM) europeias, realiza-se na Região do Norte, a 16 e 17 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Criada, em 1989, com o objetivo de atenuar as assimetrias resultantes de uma localização periférica no contexto europeu, por via da promoção de uma estratégia de desenvolvimento comum potenciadora das atividades ligadas à sua condição atlântica, a Comissão do Arco Atlântico integra um total 24 regiões de cinco Estados europeus (Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido).
Entre estas, encontra-se o Norte de Portugal, representado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Atualmente presidida por Ignacio Diego, Presidente da Região de Cantábria (Espanha), a Comissão do Arco Atlântico realizará, neste encontro, o balanço da atividade desenvolvida no último ano, perspetivando o futuro da estratégia integrada das 24 regiões, nomeadamente no contexto do próximo ciclo comunitário 2014-2020.
Será ainda debatida a Estratégia Atlântica e o respetivo Plano de Ação para as regiões do espaço atlântico.
Amanhã, aquando da chegada do Presidente de Cantábria, terá lugar, na sede da CCDR-N, uma reunião de trabalho para promoção de uma estratégia de cooperação envolvendo estas duas regiões.