O Palácio da Bolsa, foi o palco do vinho verde

0

Palácio da Bolsa, no Porto, foi o palco da entrega de prémios do concurso promovido pela Comissão dos Vinhos Verdes

Os seis melhores vinhos entre os Melhores Verdes 2013 são Aroma das Castas (branco), Regueiro Secreto (Alvarinho), Quinta de Valetruto (Arinto), Quinta da Lixa (Loureiro), Casa da Senra (Loureiro) e Casa de Vilacetinho (Loureiro), todos da colheita de 2012. O anúncio foi hoje, dia 31 de maio, feito pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), num jantar-gala no Palácio da Bolsa, no Porto, que juntou 350 convidados e contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. Ao todo, foram premiados 91 vinhos, 12 dos quais com ouro, 13 com prata e 58 com o troféu Verde Honra.

 

 Vinho Verde é a estrela dos vinhos portugueses

Para o presidente da CVRVV, “a região fez uma profunda mas tranquila revolução nos últimos anos”, razão pela qual “o Vinho Verde é, hoje, a grande estrela dos vinhos portugueses por esse mundo fora, nomeadamente nos Estados Unidos”, primeiro mercado de exportação, com nove milhões de euros em vendas em 2012.

Em jeito de conclusão, o presidente da CVRVV também não esqueceu “o papel importante do Estado” na criação de uma “base agrícola sólida a produzir uvas de qualidade”, numa clara alusão ao combate à Flavescência Dourada, apoiando os produtores na execução de um plano nacional de erradicação do inseto portador de uma doença disseminada pelas regiões norte e centro do país.

O júri internacional foi constituído por Rebecca Murphy (EUA), Romana Echensperger (Alemanha), Carlos Cabral Mello (Brasil), Julian Hitner (Canadá), Jan Rosborn (Suécia), Susana Forbes (Reino Unido) e Thomas Vaterlaus (Suíça), a que se juntou um representante do mercado nacional, Luís Lopes.

 

Share.

Comments are closed.