CULTURA EM BALANÇO

0

Em conferência de imprensa, realizada hoje, quarta-feira, dia 5 de Junho, ao final da manhã, a Câmara Municipal de Santo Tirso – pela voz do seu presidente, Castro Fernandes – deu a conhecer publicamente toda a atividade camarária que a Autarquia leva a efeito no âmbito da CULTURA. A Vereadora da Cultura, Júlia Godinho, e os técnicos responsáveis pela gestão dos espaços culturais públicos existentes no concelho acompanharam o presidente da Câmara Municipal nesta apresentação pública.

 

O CONCELHO dispõe de SEIS EXCELENTES EQUIPAMENTOS CULTURAIS

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso começou por realçar que “em Santo Tirso e apesar dos condicionamentos financeiros, a área da Cultura continua a merecer a maior das atenções”. “Basta ver o número de equipamentos culturais que construímos de raiz nos últimos 13 anos e as inúmeras atividades culturais que continuamos a levar a cabo com sucesso”, acrescentou. E passou a elencar os equipamentos culturais do concelho.

Museu Municipal Abade Pedrosa

Inaugurado a 10 de Março 1989, o Museu Municipal Abade Pedrosa tem por missão estudar, documentar, conservar e divulgar o acervo museológico, bem como promover a salvaguarda e divulgação do património arqueológico e arquitetónico. Este espaço cultural permite ainda estimular a prática e frequência de atividades culturais.

museu municipal abade pedrosa(1)

Biblioteca Municipal

Inaugurada a 18 de Novembro de 2000, a Biblioteca Municipal foi construída de raiz – num investimento de mais de 2, 2 milhões de euros – e tem por missão facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, de modo tendencialmente gratuito e universal, de acordo com os princípios consignados pelo Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas.

Centro Cultural de Vila das Aves

Inaugurado em 3 de Julho 2005, o Centro Cultural de Vila das Aves custou 1, 8 milhões de euros e ficou instalado no Lugar das Fontaínhas, na Freguesia de Vila das Aves. O novo C. C. Aves tem por missão desenvolver ações no domínio da animação cultural e recreativa, apoiar as coletividades, bem como projetos de animação cultural; promover e realizar eventos culturais como: exposições, colóquios, espetáculos de música, teatro, dança, desporto e outros de natureza turística e económica.

Centro Interpretativo do Monte Padrão

Inaugurado em 20 de Abril 2008, o Centro Interpretativo do Monte Padrão (CIMP) custou 550 mil euros e ficou instalado junto à estação arqueológica com o mesmo nome, na Freguesia de Monte Córdova. A sua missão é estudar, documentar, conservar e divulgar o acervo arqueológico do Monte Padrão, bem como promover a sua salvaguarda e musealização. A sua função passa ainda pela promoção de exposições temporárias, atividades lúdico-pedagógicas, eventos sociais e encontros técnico/científicos.

Nave Cultural e Centro Interpretativo da Fábrica de Santo Thyrso

No dia 25 de Outubro de 2012 abriram na atual Fábrica de Santo Thyrso, estes dois novos equipamentos culturais, cuja construção implicou um investimento de 2, 5 milhões de euros.

A Nave Cultural é um espaço multifuncional com uma área total de cerca de 2.200 m2, onde se promovem eventos de diversos tipos (concertos, festivais, teatro, dança, performances, exposições, feiras, exposições, eventos sociais técnico/científicos, etc.).

Por sua vez o Centro Interpretativo tem por missão documentar o processo histórico, económico e social da produção industrial ligada ao têxtil, incluindo a sua importância no desenvolvimento urbano de Santo Tirso.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso

O projeto do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) de Santo Tirso teve início em 1990 e – em resultado dos diversos simpósios de escultura já realizados (com periodicidade bienal) e que trouxeram a Santo Tirso escultores famosos de todo o Mundo – já integra 43 peças escultóricas de grande qualidade. O MIEC tem por missão desenvolver um espaço de diálogo e confronto de várias correntes artísticas contemporâneas, de divulgação da arte contemporânea e de debate do papel da arte pública. A sua missão compreende, para além da realização dos simpósios, um conjunto de outras atividades de carácter lúdico-pedagógico. Embora as 43 peças escultóricas implantadas nos diversos espaços verdes do concelho tenham um valor incalculável, a verdade é que foram conseguidas a custos reduzidos já que estes só contemplam o prémio de participação e a estadia dos escultores.

centro cultural de vila das aves(1)

BALANÇO DA ATIVIDADE CULTURAL DESENVOLVIDA EM 2012

A programação desenvolvida em 2012, à semelhança dos anos transatos, envolveu áreas muito diversas que abrangeram as artes do palco (música, teatro, dança, cinema), a museologia (exposições, projetos museológicos), a investigação científica (arqueologia, património industrial), a área editorial (edição de livros e apoio editorial), a dinamização e animação cultural (festivais, geminações), eventos ligados à promoção da leitura e à divulgação das letras em geral (serviços bibliotecários e de apoio à rede de leitura, apresentação de livros e escritores, apoio a ateliês de escrita) e, por último, iniciativas de desenvolvimento do comércio e turismo.

MAIS DE DUAS CENTENAS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No conjunto, foram promovidas as seguintes atividades: 25 Concertos; 19 Exposições; 16 Peças de teatro; 81 Filmes; 49 Hora do Conto; 2 Encontros de Dança; 3 Encontros de Divulgação Científica; 3 Projetos de Animação Cultural; 14 Atividades de promoção do livro e da leitura; 1 Feira/Mercado e ainda 2 Geminações.

116 465 PESSOAS VISITARAM OS PRINCIPAIS ESPAÇOS CULTURAIS

Pela Biblioteca Municipal, Museu Municipal Abade Pedrosa, Centro Cultural das Aves e Centro Interpretativo do Monte Padrão passaram 116 465 visitantes, número que revela uma crescente estabilidade assinalando um certo grau de maturidade na programação promovida pelos diferentes equipamentos.

centro interpretativo do monte padrão

ATIVIDADE CULTURAL PROGRAMADA PARA 2013

A programação para 2013 envolve áreas diversas que abrangem as artes do palco (música, teatro, dança, cinema), a museologia (exposições e projetos museológicos), a investigação científica (arqueologia, património industrial), a área editorial (edição de livros e apoio editorial), a dinamização e animação cultural (festivais, geminações), eventos ligados à promoção da leitura e à divulgação das letras em geral (serviços bibliotecários e de apoio à rede de leitura, apresentação de livros e escritores, apoio a ateliês de escrita) e, por último, iniciativas de desenvolvimento do comércio e turismo.

Estão previstas 14 Exposições, 31 Concertos de música, 21 Peças de Teatro, i espetáculo de dança, 4 Geminações, 4 Projetos museológicos, 42 Atividades de apoio à leitura, 10 Congressos, Seminários, Jornadas e ainda 10 Edições de Publicações.

 

Exposições

Neste momento estão patentes ao público as seguintes duas importantes exposições: “100 Anos de Arquitetura e Design na Alemanha – Deutscher Werkbund” (Fábrica de Santo Thyrso até 27 de julho) e “20 Anos do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso – FIGST” (Museu Municipal Abade Pedrosa até 31 de agosto).

A inaugurar brevemente está a exposição “Ambiente e Biodiversidade” (Centro Interpretativo do Monte Padrão até 29 de setembro)

Música

Depois do Festival de Folclore (2 e 9 de Junho), segue-se em Junho e Julho, o Ciclo de Recitais de Música Clássica no Centro Cultural de Vila das Aves. Isto para além dos concertos agendados no âmbito do programa das Festas de S. Bento.

Geminações

Em Julho – durante as Festas de S. Bento – decorrerá o Encontro de Cidades Geminadas e a Coroação da Rainha e Princesa do Vinho Verde.

Edições Municipais

Em junho e julho, a Câmara Municipal lançará as seguintes publicações: “Monografia de Santo Tirso”; “Guia Turístico” e o “Mosteiro de Santo Tiirso (vol. IV e V)”.

 

DOIS IMPORTANTES PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO

Para terminar, informa-se ainda que a Câmara Municipal tem em desenvolvimento:

– Candidatura do Mosteiro de Santo Tirso a Património da Humanidade. A candidatura já foi apresentada no dia 20 de maio. Segue-se o colóquio a realizar no próximo dia 7 de junho, às 21H30, no salão nobre, com as intervenções do Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves e do Professor Universitário e ex- Ministro da Cultura, Doutor Augusto Santos Silva.

 

Share.

Comments are closed.