“Santo Tirso necessita de um Plano Municipal de Saúde”

0

 Objetivo é aumentar respostas em áreas menos cobertas pelo SNS

O candidato pelo PS a presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, quer criar um Plano Municipal de Saúde, com o objetivo de aumentar respostas em áreas menos cobertas pelo Serviço Nacional da Saúde (SNS), nomeadamente no campo da Saúde Oral, Saúde da Visão, Educação Alimentar e Prevenção de Acidentes e Segurança. Durante a conferência «Saúde: Novos paradigmas para Santo Tirso», que decorreu ontem, 2 de julho, Joaquim Couto sublinharam a importância do acesso aos cuidados de saúde, principalmente num “período tão difícil em termos económicos e sociais, como o que estamos a viver”.

O auditório da Junta de Freguesia de Guimarei foi pequeno para a plateia que quis assistir à conferência organizada pela candidatura A Força de Todos. Joaquim Couto anunciou que, caso seja eleito presidente de Câmara, irá avançar com um Plano Municipal de Saúde, onde deverá incluir algumas das propostas que apresentou ao longo do último mês, designadamente um programa de apoio integrado a idosos. “A crise económica e social tem dado origem a novas realidades, nomeadamente na área da Saúde. Tem de haver uma preocupação especial nesta área”, justificou.

No âmbito do Plano Municipal de Saúde, está prevista a criação de um projeto de saúde oral e de saúde visual, em parceria com instituições do concelho, para a promoção de rastreios, consultas gratuitas e tratamentos. “No programa integrado para idosos, para além da promoção do apoio pluridisciplinar, iremos avançar com o apoio no fornecimento de medicação, aquisição de próteses e outros artigos básicos na terceira idade, de acordo com os rendimentos familiares”, revelou.

Para executar o Plano Municipal de Saúde, Joaquim Couto acredita que a Câmara de Santo Tirso não terá de fazer grandes investimentos. “A nossa estratégia passará sempre por incentivar as entidades que existem nas mais diversas áreas a intervir, otimizando recursos e dando respostas do ponto de vista social, no campo da saúde”.

Segundo o candidato socialista, o Plano Local de Saúde atualmente promovido pelo Agrupamento de Centros de Saúde será integrado no Plano Municipal. Todas as entidades de saúde concelhias serão, assim, englobadas num projeto que se pretende que seja mais amplo e que possa envolver um maior número de munícipes.

A conferência «Saúde: Novos paradigmas para Santo Tirso» contou com a presença de Gabriela Costa, médica de Medicina Geral e Familiar e antiga diretora do Centro de Saúde de Santo Tirso. “O papel da autarquia na área da Saúde é o de dar a melhor qualidade possível de cuidados ao cidadão e dinamizar as entidades locais para que isso aconteça”, defendeu, acrescentando: “Já temos os recursos instalados nas nossas instituições, cabe à autarquia promover essa interligação”.

Conferência Saúde 2

João Leite Moreira, médico dentista, outro dos intervenientes no debate, chamou a atenção para a saúde oral, “um parente pobre na Saúde em Portugal”. A verdade, referiu, é que “uma boca saudável e bem tratada pouparia ao Estado milhões de euros no tratamento de doenças crónicas”.

A encerrar as intervenções, Fernando Marques, enfermeiro, e antigo presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, mostrou-se um defensor da construção de uma unidade hospitalar de raiz, em alternativa às duas unidades que atualmente compõe o Centro Hospitalar do Médio Ave, o Hospital de Famalicão e o Hospital de Santo Tirso. “A concentração dos serviços de saúde que sirvam as populações de Santo Tirso, Famalicão e Trofa num novo edifício seria uma grande solução”, congratulou-se, indo, assim, de encontro a uma das medidas já defendidas pelo candidato do PS à Câmara de Santo Tirso.

Fernando Marques lembrou que foi uma das vozes contestatárias do encerramento da maternidade no Hospital de Santo Tirso, mas reconheceu que a concentração deste serviço permitiu melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestado. Ainda para mais, tendo em conta a diminuição do número de partos que anualmente acontecem. “Faz sentido concentrar recursos, até para melhorar a eficiência das equipas”, sublinhou.

«Saúde: Novos paradigmas para Santo Tirso» foram a terceira conferência organizada pela candidatura A Força de Todos. Paralelamente a esta iniciativa, voluntários da candidatura organizaram rastreios gratuitos ao colesterol, tensão arterial e diabetes, nas instalações da Junta de Freguesia de Guimarei. A ação contou com uma forte participação da população.

Share.

Comments are closed.