Moda e inovação com lugar de destaque em santo tirso
Candidaturas à incubadora a partir de setembro
De forma a acompanhar a mudança de paradigma na Indústria do Têxtil e do Vestuário, em que a competitividade já não se baseia nos custos de produção, na mão-de-obra barata, mas assentando agora em fatores como a rapidez de resposta a inovação tecnológica, o design, a marca e a criatividade, foi inaugurada em Santo Tirso a Incubadora de Moda e Design (IMOD) da Fábrica de Santo Thyrso.
A inauguração decorreu na passada sexta-feira, dia 9 de agosto, e contou com a presença de Castro Fernandes, Presidente da Câmara Municipal Santo Tirso e da Fundação de Santo Thyrso e com as intervenções dos parceiros do projeto José Bartolo, Diretor Pedagógico da ESAD Matosinhos, e Diogo Liz, da POD Ibérica. Seguiu-se uma conferência com as intervenções do Prof. Doutor Sandro Mendonça, do ISCTE-IUL, economista e especialista em tecnologia e inovação, e da Prof.ª Alexandra Moura, da ESART – IPCB, designer de moda, e moderada por Elisa Babo, economista da Quaternaire Portugal.
A apresentação desta Incubadora, levada a cabo por Nuno Prata, Diretor-Geral da Fábrica de Santo Thyrso, e por Castro Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso e Presidente da Fundação de Santo Thyrso, demonstra tratar-se de uma Incubadora um pouco diferente do convencional, onde concentra: espaços para o estabelecimento de novas empresas criativas, espaço para incubação de projetos criativos, resultantes de colaboração entre designers e a indústria, laboratórios de prototipagem equipados com tecnologias de fabricação rápida para que, com grande facilidade, os designers possam passar do desenho ou conceito a um protótipo ou mesmo pequena série, e uma área de formação avançada e pós graduada que funcionará em colaboração com a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, um dos parceiros do projeto. Pretende-se ainda que a este novo conceito esteja associada uma grande dinamização de eventos e atividades de promoção do design de moda português e uma marca que se assuma como referência no panorama da Moda, não só a nível nacional, mas também internacional.
A iMOD
Este Pólo de Indústrias Criativas associado à Moda, ao Têxtil e ao Vestuário, está a ser implementado numa área aproximada de 3.400m2, numa antiga e emblemática fábrica têxtil do Vale do Ave, a Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Tirso, localizada no Centro da Cidade, junto ao Rio Ave. Num investimento de 4, 1 milhões de euros, a obra foi financiada pela ON2 no âmbito do Sistema de Apoio ao Cluster das Indústrias Criativas – Infraestruturas (SACIC-IF).
O edifício da Incubadora congrega as seguintes valências: espaços para incubação de empresas e projetos, laboratórios de prototipagem, confeção (23 máquinas que constituem uma mini linha de produção), modelação, CAD/CAM e fabricação digital (software CAD/CAM, mesa digitalizadora, traçador de moldes, máquina de corte e gravação a laser, máquina de bordar digital), estampagem têxtil tradicional, unidade piloto de Impressão Digital Têxtil (parceria com a empresa POD Iberia), área de formação: auditório e 2 salas de formação, foyer e área para eventos/produção de moda, sala de brainstorming, sala de reuniões, cafetaria, centro de Documentação e loja da Fábrica.
Candidaturas a partir de setembro
As candidaturas de acesso à Incubadora podem ser feitas a partir de setembro, através de duas tipologias de projetos: incubação de negócios de empresas criativas e incubação de projetos criativos e/ou de carácter científico de duração limitada, em domínios de atividade que integrem o ciclo de valor da Moda ou constituam atividades de criação com relações particulares de afinidade ou complementaridade com a Moda (designadamente estilistas, costureiros, designers de moda e de acessórios, fotografia de moda, media de moda, agências de modelos, maquilhagem, joalharia, entre outros). A admissão de projetos será realizada, num primeiro momento, através de um Concurso de Seleção. As candidaturas serão formalizadas através de preenchimento de modelo próprio disponível na página eletrónica da Fábrica de Santo Thyrso. Constituem outros elementos obrigatórios a anexar ao Formulário de Candidatura os Currículos dos promotores e Portfólio de trabalhos realizados. Como prémio a atribuir aos projetos selecionados no âmbito do Concurso Inicial, os primeiros seis meses de incubação serão gratuitos.
Seminário Internacional superou expetativas
Durante a iniciativa foram ainda apresentadas as Atas do Seminário Internacional “Quarteirões Culturais: Experiências e Desafios”, que atingiu os objetivos iniciais formulados, tendo mesmo superado algumas das expetativas iniciais estabelecidas. Deste balanço muito positivo foram apresentados os seguintes aspetos a salientar: o Seminário Internacional permitiu lançar a nova marca associada ao “quarteirão cultural” da Fábrica Santo Thyrso e aos projetos que a Câmara Municipal está a implementar, permitiu contribuir para a reflexão nacional, regional e local sobre as políticas de regeneração urbana, de inovação e empreendedorismo e culturais, contribuiu para a difusão, no pais e no estrangeiro, das novas estruturas e projetos municipais instalados no quarteirão da antiga Fábrica Santo Thyrso, particularmente a Nave Cultural e Industrial e a nova incubadora de industrias criativas associada ao Design e à Moda e permitiu aumentar a rede de parceiros e de potenciais interessados em cooperar com as novas estruturas criadas no “quarteirão cultural” da Fábrica de Santo Thyrso.
Inaugurado o Passeio da Ilha nas Margens do Rio Ave
E porque a requalificação da Fábrica de Santo Thyrso passa pela valorização dos seus espaços envolventes, foi também inaugurado o Passeio da Ilha nas Margens do Rio Ave, depois de um investimento de 166 mil euros que permitiu beneficiar a área das margens do rio ave que fica nas imediações da Fábrica de Santo Thyrso, transformando-o num lugar de lazer e de apoio ao futuro parque de estacionamento da Fábrica de Santo Thyrso.
OS Outros Projetos da FÁbrica
A Incubadora de Moda e Design completa a 1ª Fase do Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica de Santo Thyrso que já tem a funcionar uma Incubadora de Base Tecnológica (a funcionar desde janeiro de 2009, com capacidade para acolher 14 empresas, contando atualmente com 10 empresas instaladas) e uma Nave Cultural e Industrial (um espaço multifuncional inaugurado em Outubro de 2012 e que se destina a acolher atividades de natureza diversa: concertos, exposições, conferências, eventos de moda, etc.).
UMA Semana de ações, workshops e apresentações VAI ASSINALAR A ABERTURA OFICIAL DA incubadora EM SETEMBRO
Importa referir ainda que entre 16 e 20 de Setembro, a Fábrica de Santo Thyrso assinalará a abertura oficial da Incubadora de Moda e Design com uma proposta ambiciosa: uma semana de ações, workshops e apresentações que culminam num grande evento, agendado para 20 de setembro, que integra a apresentação dos trabalhos vencedores do concurso FABPRINT e o desfile dos alunos finalistas do curso de Design de Moda da ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.