A segurança dos bombeiros que estão no terreno é essencial

0

 Joaquim Couto empenhar-se-á junto das entidades governamentais a aumentar apoios a equipamentos de georreferência e de proteção individual

O candidato socialista à Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, defendeu esta quinta-feira uma maior aposta nos equipamentos que permitem aos bombeiros ir para o teatro de operações com segurança. “Os aparelhos de georreferenciação, os rádios e os equipamentos de proteção individual, como os casacos, as máscaras ou as botas, são essenciais para minimizar os riscos que os bombeiros correm, nomeadamente no combate aos incêndios florestais”, advogou, no final de uma visita aos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, onde esteve reunido com o presidente da direção, Geraldo Garcia.

Numa altura em que cresce o número de bombeiros falecidos nos incêndios, Joaquim Couto realçou a necessidade de ter mais atenção à segurança dos homens e mulheres que prestam um importante serviço público ao país.

Para o candidato socialista, “seria de esperar que, nesta altura, os carros de bombeiros já estivessem munidos de equipamentos de georreferenciação, de forma a que pudessem ser facilmente localizados, o que não acontece”. Por outro lado, continuou, “é importante que, para a própria segurança dos bombeiros, existam disponíveis materiais de comunicação, como rádios, bem como todo o equipamento de proteção individual”.

couto

Considerando, assim, essencial aumentar a segurança dos bombeiros no teatro das operações, Joaquim Couto assumiu o compromisso de, no caso de ganhar as eleições, “estudar formas de aumentar os apoios às corporações, em diálogo com as entidades governamentais que superintendem o assunto”. “É importante que a Câmara assuma um papel ativo junto das entidades competentes, no sentido de reclamar maiores apoios neste campo da proteção civil”, explicou.

A corporação de Vila das Aves é composta por 80 bombeiros, dos quais 26 são profissionais. Sob a sua responsabilidade, tem a cobertura da zona nascente do concelho de Santo Tirso. “Trata-se de uma corporação dinâmica que com a direção de Geraldo Garcia conseguiu, em poucos anos, colocar a corporação que dirige entre as melhores do país e conseguir um património considerável”, elogiou Joaquim Couto.

Na próxima semana, o candidato do PS à Câmara Municipal, irá  ter a oportunidade de reunir e visitar os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e os Bombeiros Voluntários Tirsenses.

bombeiros

Share.

Comments are closed.