Em entrevista a Henrique Pinheiro, candidato independe à camara municipal de santo tirso, expôs os temas mais importantes sobre o concelho, que quer executar durante os próximos 4 anos, bem como as prioridades da Candidatura Independente que lidera à Câmara e Assembleia Municipal “P’RÁ FRENTE SANTO TIRSO”.
Esta entrevista esteve marcada como debate entre todos os candidatos à Câmara. Entretanto, uns a seguir ao outro, os candidatos foram-se desculpando para não estar presentes.
Acerca disto comenta Henrique Pinheiro, “Com esta atitude os outros candidatos mostram desrespeito para com os eleitores e total desinteresse pelo concelho. Os candidatos dos outros concelhos aparecem, os de Santo Tirso não. Como é que estas pessoas podem ser Presidentes da Câmara? Com esta atitude só mostram que, ou não têm ideias, ou não estão interessados em debatê-las. Sabe, este é o problema dos partidos, uns estão à espera dos votos, outros pensam que está ganho. Pode ser que se enganem.”
“A Lista Independente “P’RÁ FRENTE SANTO TIRSO” surge com um apoio extraordinário significativo porque as pessoas estão desiludidas com as candidaturas dos partidos.”
Nesta entrevista mencionou uma das 5 prioridades para o concelho: “Vamos aplicar uma Política de Incentivos à fixação de pessoas e empresas no concelho de Santo Tirso. O nosso concelho tem uma das taxas mais altas de desemprego – cerca de 17,5%, e os principais causadores disto são o desemprego jovem e o desemprego de longa duração, que tem levado à saída dos jovens para outros concelhos e à emigração para fora do país. É urgente criar na Câmara uma Divisão Económica para o Emprego e para o Investimento, com o objectivo de atrair investidores, em Portugal e no Estrangeiro, e abrir Santo Tirso ao exterior.”
Está igualmente preocupado com o aspecto social: “Como tenho vindo a referir, estamos a atravessar tempos difíceis e muitas pessoas estão a passar dificuldades. Cabe às Câmaras contribuir de uma forma decisiva para que os seus munícipes tenham uma melhor qualidade de vida e maior bem-estar. Isto passa também por um apoio mais prolongado à renda social, à renda jovem e ao subsídio de arrendamento.”
“Há que criar uma atractividade real que fixe empresas e pessoas no concelho, descendo taxas e IMI, para valores socialmente mais justos. Nalguns casos a Câmara vai ter que ganhar menos, para poder ajudar mais as pessoas.”
Para estas questões apresenta soluções: “Temos um programa muito específico para cada um dos pontos que consideramos chave para o desenvolvimento de Santo Tirso nos próximos 4 anos.”
E alerta para o facto: “Repare, quem vai colocar estas propostas todas em marcha? Quem esteve na Câmara e não o fez? Quer no poder, quer na oposição?”
Esta é a candidatura alternativa que toda a gente estava à espera. Credível, Independente e Diferente, sem discriminações. Um verdadeiro serviço à comunidade e aos mais desfavorecidos, sem olhar a interesses.”
“Por isso a recolha de assinaturas para apresentação da lista “P’RÁ FRENTE SANTO TIRSO” teve a aceitação e o entusiasmo espontâneo que se viu.”
“Acompanham-me pessoas competentes e capazes, que têm experiência profissional e provas dadas, vindas de todos os quadrantes políticos. Um partido tem as escolhas limitadas. Pelo contrário, muitas pessoas de valor aceitaram fazer parte desta lista, precisamente por ser independente. Não estão pelo interesse próprio, estão pelo concelho e pelas pessoas.”
“Não há tanto consenso à volta das candidaturas dos partidos como se quer fazer querer.”
Há candidatos que prometem tudo e mais alguma coisa. Tentam atirar areia para os olhos das pessoas, numa altura em que as dificuldades do país são grandes.
Como pode haver um novo ciclo com os mesmos que o começaram há 31 anos?
As pessoas já não se deixam enganar com tanta facilidade.”
Menciona Henrique Pinheiro: “Disponibilizei-me para este desafio e estou aqui porque as pessoas me escolheram, não porque fui indigitado por um partido.”
E termina: “Nas eleições autárquicas, cada vez mais se vota nas pessoas e não nos partidos. Espero que as listas “P’RÁ FRENTE SANTO TIRSO” mereçam essa confiança e sejam a esperança de uma “VIDA NOVA” para o concelho de Santo Tirso!”