Concurso para ideias de negócio no Ave

0

Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela são os concelhos abrangidos.

A Rede IN.AVE lançou esta quinta-feira o Desafio Empreendedor, um concurso para ideias de negócio a desenvolver nos municípios da Comunidade Intermunicipal do Ave, que garante formação e acompanhamento das boas propostas, além da vencedora.

Com este desafio, a IN-AVE pretende, segundo explicou na conferência de apresentação Domingos Silva, responsável na CIM-Ave, “dinamizar o ecossistema empreendedor” nos municípios do Vale do Ave, Guimarães, Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.

A IN.AVE, criada em Junho, reúne 25 instituições, entre autarquias, empresas, universidades, cooperativas e associações, e tem por objetivos favorecer a “criação de sinergias” no apoio ao empreendedorismo de base local e promover ações de formação e capacitação de profissionais e empreendedores.

“Este é um concurso de ideias municipais no qual os empreendedores vão ser apoiados por uma equipa que os vai ajudar a criar um plano de negócio”, explicou Domingos Silva. O desafio, aberto a maiores de 18 anos, está organizado por etapas.

Numa primeira fase vão ser selecionadas ideias de negócio por município e os seus empreendedores vão poder participar em ateliers de ideias nos quais, durante dois dias, vão trabalhar com consultores no projecto que estão a desenvolver.

Depois serão escolhidos um vencedor por município para integrarem um Programa de Imersão Empreendedora, de 4 dias, sendo o vencedor depois selecionado.

No entanto, a rede garante apoio não só ao vencedor do desafio. “Pretendemos apoiar todas as ideias com pernas para andar”, explicou o secretário executivo da CIM do Ave, Gabriel Pontes.

Quanto ao prémio, não está ainda “fechado” o montante a atribuir. “Assegurados estão 1500 euros mas ainda estamos em negociações com uma instituição bancária para aceder a um envelope financeiro maior”, adiantou Domingos Silva.

As inscrições para o Desafio Empreendedor IN.AVE estão abertas até dia 22 de Março no sítio da internet da CIM do AVE.

Share.

Comments are closed.