Troféu Português do Voluntariado 2014

0

Candidaturas até 15 de Agosto

A Confederação Portuguesa do Voluntariado lança a 6ª edição do Troféu Português do Voluntariado.

Este prémio é atribuído, anualmente, pela Confederação Portuguesa do Voluntariado e tem como finalidades homenagear o trabalho dos voluntários e incentivar a prática do voluntariado.

As candidaturas decorrem até dia 15 de Agosto de 2014, devendo todos os interessados submeter as suas inscrições através da ficha de candidatura, disponível no site www.convoluntariado.pt.

Podem candidatar-se organizações de voluntariado ou promotoras de voluntariado, com projetos nas seguintes áreas:

Ação Cívica ou Social, Ciência e Cultura, Cooperação para o Desenvolvimento, Defesa do Consumidor, Defesa do Património e do Ambiente, Desenvolvimento da Vida Associativa e da Economia Social, Direitos Humanos, Educação, Emprego e Formação Profissional, Proteção Civil, Reinserção Social e Saúde.

 

Entre os objetivos do Troféu Português do Voluntariado destacam-se:

-Beneficiar pessoas que se encontrem em situação ou risco de pobreza e apresentem dificuldades de cobertura das suas necessidades básicas ou se encontrem em situação ou risco de exclusão social;

– Apoiar e incentivar atividades artesanais que estejam em vias de desaparecimento;

– Promover a defesa do meio ambiente;

– Promover atividades educacionais para crianças e jovens;

– Propiciar a divulgação das boas práticas no voluntariado, a nível nacional e internacional, na expetativa de que os projetos apresentados e selecionados possam ser replicados ou constituir incentivo para novos projetos em áreas afins.

O prémio consta de um troféu, consubstanciado numa peça de cristal, acompanhado de um certificado emitido no nome do vencedor. A organização proponente receberá também um certificado, mencionando o nome do projeto associado ao vencedor.

Sobre a Confederação

A Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV) foi constituída a 19 de janeiro de 2007. Tem como finalidade representar os voluntários de Portugal e as respetivas organizações, quaisquer que sejam os seus domínios de atividade e contribuir para a defesa dos respetivos direitos e interesses.

 

São objetivos específicos da CPV:

Representar os voluntários de Portugal | Preservar e atualizar a identidade do Voluntariado | Cooperar com as organizações federadas, atuar na cooperação entre as organizações de voluntariado e entre estas e outras entidades | Intensificar o papel do voluntariado na sociedade portuguesa.

A CPV congrega actualmente 22 organizações de voluntariado e promotoras de voluntariado, associações singulares, federações e confederações com variados objetos de actuação, de âmbito nacional.

Share.

Comments are closed.