Parque desportivo da rabada – Pronto em outubro

0

Investimento de 1,7 milhões de euros vai permitir organização de grandes eventos desportivos

A partir de novembro, a população de Santo Tirso vai poder usufruir da nova área desportiva do Parque Urbano da Rabada. O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, esteve esta terça-feira no terreno e anunciou que um dos objetivos da autarquia com os novos equipamentos passa, não só, por promover o acesso da população à prática desportiva, mas também trazer para o concelho grandes eventos, usufruindo do facto dos campos de basquetebol, ténis, futsal e voleibol de praia estarem preparados para receber competições oficiais. “Com este investimento, que ronda 1,7 milhões de euros, podemos projetar Santo Tirso no campo desportivo e já estamos a trabalhar no sentido de captar parceiros, capazes de criar as sinergias para a realização de grandes eventos nacionais”, revelou.

Durante a visita às obras, que deverão estar concluídas até ao final de outubro, o autarca de Santo Tirso, acompanhado pelo vereador do Desporto, José Pedro Machado, recordou que um dos eixos de intervenção em prol da coesão social e territorial é a promoção do associativismo, através de instalações desportivas, com o mote de melhorar o acesso dos munícipes à prática de diversas modalidades. Para Joaquim Couto, esta é, sem dúvida, “uma forma de contribuir para o bem-estar da população”. “Se ao objetivo de criar condições para o movimento associativo do concelho, para a população escolar e para a comunidade municipal” – acrescentou –, “pudermos aliar uma dinâmica desportiva de cariz nacional, estamos a projetar o Município”.

1

A nova área desportiva do Parque Urbano da Rabada é composta por um campo de futebol, que ocupará a maior parte do terreno, tendo o pavimento em relva sintética certificada pela FIFA, com marcações para competições de nível nacional em futebol de onze e futebol de sete. Será ainda equipado com iluminação artificial, que permitirá a realização de treinos e jogos oficiais à noite. Este espaço desportivo contará também com uma bancada com capacidade para cerca de 500 espetadores.

Já o polidesportivo será composto por três espaços delimitados, com valências para a prática de futsal, andebol, basquetebol, ténis e voleibol de praia. O espaço de basquetebol terá pavimento sintético com marcação de um  campo de basquetebol oficial, permitindo a prática recreativa formal e informal, dado tratar-se de um equipamento em conformidade com a normativa europeia UNE-EN 1270. O espaço destinado para o ténis e futsal terá pavimento sintético com marcações para dois campos de ténis  (oficiais) + um campo de andebol e futsal  (oficial).

2

O espaço de voleibol de praia será dotado com um plano de areia, com marcações para dois campos de voleibol de praia oficiais, com equipamentos homologados para competição, que servirão para treino ou competição regional, ou um campo de voleibol de praia oficial para competição nacional.

A nova área desportiva tem, ainda, um balneário de apoio, composto por quatro vestiários, que possibilitarão a realização de jogos oficiais sequenciados, WC público e instalações técnicas de apoio ao funcionamento da área desportiva.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso revelou, ainda, que está a ser feito um levantamento de todas as infra-estruturas desportivas no concelho, de forma a criar um plano de utilização que melhor sirva as associações e instituições do Município.3

Visita à área desportiva do Parque Urbano da Rabada(1)

 

 

Share.

Comments are closed.