Câmara Municipal promove ciclo de música coral

0

 “Warwickshire choristers” e “coral mille voci”

Atuam no dia 26 de outubro, na fábrica de Santo Thyrso

A Câmara Municipal de Santo Tirso vai levar a efeito um Ciclo de Música Coral, denominado “Polifonias”,constituídopor três concertos através do qual a Autarquia pretende promover a música coral e celebrar a voz. O primeiro espetáculo é já no próximo domingo, pelas 18h00, na Fábrica de Santo Thyrso e conta com a atuação dos grupos Warwickshire Choristers e Coral Mille Voci. A entrada é livre.

Warwickshire ChoRISTERS

Fundado em 2008, o grupo Warwickshire Choristers integra crianças e jovens cantores do sexo masculino com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. Com um reportório variado, o grupo tem atuado em importantes salas de espetáculo de Inglaterra e em países como França e Bélgica. Galardoados em 2010 com o prémio máximo do Festival Nacional de Música para a Juventude, e com dois álbuns gravados até ao momento, os Warwickshire Choristers têm-se destacado pela excelência e particularidade vocal dos seus ainda jovens, mas experientes, elementos. O grupo, que tem como diretor o Professor Garry Jones vai interpretar 11 temas de música sacra (religiosa) e sete temas de música secular (música destituída da temática religiosa).

Coral Mille Voci

Fundado em junho de 1992 pelo maestro António Diogo, o Coral Mille Vocci tem como principal objetivo a difusão da música coral polifónica, abarcando o seu reportório obras de polifonia seiscentista até ao século XX. Trata-se de um coral misto composto por cerca de 35 elementos, cuja atividade principal se desenvolve na região do grande Porto, realizando com igual frequência intercâmbios com outros grupos corais, no país e no estrangeiro. No seu historial de mais de vinte anos, contam-se alguns registos discográficos e a participação em importantes espetáculos de música coral. Em 2009, por exemplo, integrou o concerto evocativo do bicentenário do desastre das Pontes das Barcas, Portugal, Poema Coral Sinfónico. Da autoria do padre Ferreira dos Santos e dirigido pelo maestro Cesário Costa, o concerto contou com a participação de 1200 coralistas e de duas orquestras. O grupo – que é dirigido pelo Professor António Diogo – vai interpretar cinco temas musicais distribuídos pela música sacra, secular e moderna. O Ciclo de Música Coral de Santo Tirso prossegue no dia 22 de novembro no Centro Cultural de Vila das Aves com a atuação dos Pequenos Cantores da Maia e no dia 20 de dezembro em Vila das Aves, no Centro Cultural, com o tradicional concerto de Natal interpretado pelo Grupo Coral de Vila das Aves e o Grupo Coral de Delães.

 O CANTO CORAL

Tal como constata o mais antigo registo descoberto na Caverna de Cogul, em Espanha, o canto coral é uma atividade musical ancestral cuja prática remonta à era neolítica conjuntamente com a dança e as cerimónias de natureza espiritual.

O canto coral, enquanto canto coletivo, sempre fez parte integrante dos rituais místicos e religiosos do ser humano. Daí que o templo e os locais de adoração sejam o berço do canto coral.

O Cristianismo, no século I, em Roma, converte esta expressão em Chorus, que se refere ao conjunto de pessoas que exerce o canto. O coro é dividido por tipos de vozes conforme sua disposição musical, ou seja, em tenores, sopranos, contraltos e barítonos, com várias cambiantes entre elas.

No século XII aparecem as primeiras partituras particularmente criadas para o coro. Hoje este gênero musical é largamente disseminado nas universidades, nos ambientes escolares, nas Igrejas, entidades, entre outras instituições, sem falar nas comunidades autônomas que também se dedicam ao coral.

Share.

Comments are closed.