Presidente da Câmara assinala arranque das obras de ampliação da rede de saneamento

0

Dia 5 de novembro, quarta-feira, pelas 11h30, na freguesia de Lamelas

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, e o presidente do Conselho de Administração da Águas do Noroeste, Martins Soares, vão assinalar o arranque da construção de 27 quilómetros de extensão da rede de saneamento no concelho com uma visita à frente de obra na freguesia de Lamelas, dia 5 de novembro, pelas 11h30, ao abrigo da Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste, no âmbito da qual serão investidos 3,7 milhões de euros na ampliação e remodelação das redes municipais de águas residuais (esgotos) no Município até 2015.

A Câmara Municipal de Santo Tirso disponibiliza transporte, a partir dos Paços do Concelho, a todos os profissionais de Órgãos de Comunicação Social interessados em acompanhar a visita à frente de obra localizada na freguesia de Lamelas. A saída está marcada para as 11h00, do dia 5 de Novembro.

Agradece-se confirmação da presença na visita às obras até às 17h00 do dia 4 de Novembro, terça-feira.

DUAS PRIMEIRAS EMPREITADAS ABRANGEM LAMELAS, GUIMAREI, CARREIRA E REFOJOS

A construção de cerca de 11 km de redes de saneamento na União das Freguesias de Lamelas e Guimarei e na União das Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave foi adjudicada à empresa RC – Rodrigues & Camacho, Construções, S.A., pelo valor de €986.549,85, e terá um prazo de execução de 240 dias. Já a construção de cerca de 16 km de redes, igualmente na União das Freguesias de Lamelas e Guimarei e na União das Freguesias de Carreira e Refojos de Riba de Ave, foi adjudicada à empresa ABB-Alexandre Barbosa Borges, S.A., pelo valor de €1.419.955,87, com um prazo de execução de 240 dias.

A construção das empreitadas permitirá dotar as freguesias de Lamelas, Guimarei, Carreira e Refojos de Riba de Ave de redes de saneamento de águas residuais, a partir das quais os esgotos recolhidos serão encaminhados para tratamento adequado numa Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) integrada no Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Noroeste.

O Município de Santo Tirso celebrou um Contrato de Parceria para a exploração e a gestão dos serviços municipais de águas. Assim, foi constituído o Sistema de Águas da Região do Noroeste, cuja exploração e gestão foi atribuída à Águas do Noroeste, S.A. – empresa integrada no Setor Empresarial do Estado, pertencente ao grupo Águas de Portugal, com capitais exclusivamente públicos e da qual o Município de Santo Tirso é acionista, enquanto Entidade Gestora da Parceria.

A Parceria do Sistema de Águas da Região do Noroeste responde, assim, aos interesses dos munícipes de Santo Tirso, na medida em que cria as condições de dimensão e de organização necessárias à realização dos imprescindíveis investimentos de ampliação e de remodelação das redes municipais de drenagem de águas residuais.

Esta Parceria tem como objetivos, na vertente de saneamento de águas residuais, assegurar, de forma regular, contínua e eficiente, serviço e promover a ligação à rede pública, para garantir o adequado tratamento das águas residuais recolhidas e a concessão, construção, exploração, manutenção e renovação das infra-estruturas.

As duas empreitadas são co-financiados pela União Europeia, através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do QREN.

 

Share.

Comments are closed.