Está há três anos na OFICINA – Escola Profissional do INA e no último Dia de Reflexão, Ana Campelo, aluna de Comunicação/Marketing, é perentória. “A OFICINA é uma escola que para os alunos. Nestes três anos, esta escola foi uma casa, uma família, uma empresa, um espaço em que cresci como pessoa e como profissional.”
Se o Dia de Reflexão foi dedicado aos idosos do Lar São João de Deus em Vila Nova de Famalicão, não faltou espaço para reviver e avaliar a passagem pela OFICINA. Anabela Rocha, aluna do 3.º ano de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade, diz que a partida será o momento mais difícil destes três anos. “A OFICINA mudou a minha vida, a minha sensibilidade para as coisas, o meu olhar para com o outro. Por exemplo, este Dia de Reflexão em que estivemos com os idosos, fez-me aprofundar o meu sentido de solidariedade para com os mais desprotegidos da sociedade.”
Ricardo Barros, diretor de turma e coordenador do curso Comunicação/Marketing, sublinha que o projeto pedagógico da OFICINA aposta numa formação científica, técnica e humana como ponto diferenciador. “Mais do que formar um aluno para trabalhar numa empresa, temos de apostar numa formação para a vida. Sabemos que as empresas valorizam, por vezes, mais as soft skills do que as competências técnicas. Um aluno pode aprender a trabalhar num programa informático num mês, mas saber trabalhar em equipa pode demorar meses.”
Uma ideia corroborada por Ana Campelo. “Lidei e trabalhei com pessoas que me ajudaram a ser melhor, a encontrar o meu norte, a perceber o centro da minha vida. Somos uma família que rema toda no mesmo sentido, para o sucesso. Sinto-me completa por vos ter em mim, os professores, prefeitos, amigos e família. Esta viagem está quase a acabar, estou prestes a entrar no mundo profissional e darei de tudo para que esta família se orgulhe de mim, pois nunca deixarei de fazer parte dela.”