Festival Contos d’Avó começa já na próxima semana
Poderíamos arrancar a nossa temporada de 2015-2016 como todos os outros, sob a luz quente dos projectores de um teatro… não. O ranger do soalho da casa da Avó Aida é mais acolhedor que as tábuas negras de qualquer teatro, revelando-se o local ideal para dar o pontapé de saída da nossa temporada.
De 10 a 13 de Setembro, o Teatro da Didascália volta de férias com a terceira edição do festival Contos d’Avó, um festival itinerante de narração oral com características únicas, realizado nas próprias casas de avós de três freguesias rurais do Concelho de Vila Nova de Famalicão: Joane, Vermoim e Mouquim.
A terceira edição do festival traz grandes novidades. Para além de um leque de contadores que se renova ano após ano, o festival realizará também sessões em torno do património edificado do concelho, num ciclo apelidado “Memória de Pedra”, reavivando lendas, mitos e histórias em torno de alguns monumentos da região.
Outra das novidades e talvez a maior de todas são as sessões de “Contos à Mesa”, onde o público será convidado a jantar à mesma mesa que os contadores e organização, partilhando contos, canções, lendas, histórias de vida e até mesmo o jantar!
Um festival urgente e insurgente! Um projecto que responde a uma necessidade cada vez maior da sociedade comunicar oralmente, num tempo em que o espaço de escuta, partilha e reflexão é cada vez mais escasso.
A entrada é gratuita e não há desculpas para não vir ao festival. Se não aparecer à tarde, sempre pode vir à noite. Se ao jantar não lhe der jeito, faça uma visita à sua avó!