Decorreu, este sábado, nos Paços do Concelho, a cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos. Durante a tomada de posse enquanto presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa destacou a aposta nas áreas da Habitação e Juventude, anunciou o programa mais ambicioso de sempre a nível de infraestruturas – que prevê a construção da variante à Estrada Nacional 105 – e a requalificação do antigo cineteatro.
Alberto Costa fez questão de começar o discurso com duas saudações especiais. Em primeiro lugar, ao presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, a quem reconheceu o importante apoio, e em segundo a todos os presidentes de junta eleitos, sublinhando que manterá com todos eles “o trabalho de diálogo e proximidade” que marcou os últimos quatro anos.
Lembrando que “o mandato que agora começa, não é um novo clico, mas a continuidade do projeto que se iniciou em 2021”, o presidente reeleito reafirmou o compromisso de continuar a transformar Santo Tirso. Nesse sentido, o autarca estabeleceu como duas das principais prioridades a Habitação e a Juventude.
Em relação à primeira, ganhará forma o compromisso político assumido durante a candidatura de criar o pelouro da habitação que, pela importância que tem, ficará na dependência direta do presidente da Câmara.
O objetivo de Alberto Costa é contribuir, até ao final do mandato, para a construção de, pelo menos, 1200 fogos para venda e arrendamento acessível.
Já no que diz respeito à Juventude, o propósito é “criar oportunidades para que os jovens possam estudar, trabalhar e viver num concelho que cresce lado a lado com a sua Juventude”. Entre as medidas a implementar para atrair e fixar mais jovens no concelho é de realçar a atribuição de incentivos fiscais às empresas que contratem jovens, a implementação de um programa de consultas gratuitas de psicologia e nutrição, o aumento do número de bolsas de estudo para o ensino superior e a majoração nos apoios ao subsídio de arrendamento.
Os jovens poderão, ainda, contar com a Casa da Juventude, que estará concluída até ao final do ano, disponibilizando um espaço moderno e acolhedor com estúdios de gravação, equipamentos musicais, auditório, salas de exposições, entre outras valências.
É, também, de olhos postos no futuro que o presidente da Câmara quer continuar a apostar na captação de investimento que permitiu, nos últimos anos, a criação de cerca de três mil novos empregos. Para este mandato, Alberto Costa anunciou um investimento de 120 milhões de euros em duas novas áreas empresariais, em Guimarei e em Fontiscos, que “irá contribuir para manter a taxa de desemprego no concelho abaixo da média nacional”.
Também o Ambiente merecerá a atenção do executivo. Assumindo sem rodeios a necessidade de continuar a expandir a rede de água e saneamento, o presidente reeleito comunicou “um investimento de 43 milhões de euros nos próximos anos, para que em 2029 a taxa de cobertura esteja ao nível das metas europeias”. Paralelamente, continuará a aposta nos espaços verdes, estando prevista a expansão do Parque do Ribeiro do Matadouro e a criação do Parque da Ponte de Pau, na Agrela, num total de 2,5 milhões de euros.
Quanto à área da Saúde, Alberto Costa afirmou estar já em fase de execução parte dos três milhões de euros de investimento na requalificação dos centros de saúde, que para além de melhorias estruturais prevê a oferta de novos cuidados de saúde primários. Haverá também um investimento de 800 mil euros em duas novas medidas: o reforço ao apoio das consultas dentárias, próteses e óculos; e a atribuição gratuita da vacina contra a meningite.
Já a nível das infraestruturas, Alberto Costa, garantiu ter o programa “mais ambicioso de sempre”, que abrange um forte plano de requalificação da rede viária municipal na cidade e nas freguesias, e no qual se destaca a construção da variante à Estrada Nacional 105, num investimento de 32 milhões de euros.
Por fim, Alberto Costa assumiu o compromisso pessoal e político de requalificar o antigo cineteatro, atestando que nos próximos quatro anos Santo Tirso vai ter “um espaço de cultura que nos orgulhará a todos”.
Garantindo ser merecedor da honra que Santo Tirso lhe voltou a dar, o autarca terminou o discurso afiançando que não desistirá de lutar “por condições que projetem um futuro ainda melhor para as atuais e futuras gerações”.















