COMPARTICIPAÇÃO DE OITO MIL EUROS PARA MELHORAR SERVIÇO DO CENTRO HOSPITALAR DO MÉDIO AVE
A Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou hoje, em reunião do Executivo, uma comparticipação financeira de cerca de oito mil euros destinada à requalificação do bloco de partos do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA). O apoio da autarquia visa completar a totalidade do investimento necessário para a concretização das melhorias naquele serviço.
Com um valor total de 283 mil euros, a maior fatia do investimento, na ordem dos 251 mil euros, provém da aprovação de uma candidatura apresentada pelo CHMA ao Programa de Incentivo Financeiro à Requalificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os 32,4 mil euros em falta são assumidos pelas câmaras municipais de Santo Tirso (8 115 euros), Trofa (8 115 euros) e Vila Nova de Famalicão (16 230 euros).
“Esta comparticipação é mais um sinal do forte empenho da Câmara de Santo Tirso em contribuir para a requalificação do Centro Hospitalar do Médio Ave, na linha, aliás, do compromisso assumido juntamente com as autarquias da Trofa e de Famalicão”, realçou o presidente do município tirsense, Alberto Costa.
No caso em concreto, o objetivo, adiantou, “é aumentar o conforto e a segurança de grávidas e recém-nascidos”, melhorando a resposta assistencial do serviço de ginecologia/obstetrícia, nomeadamente através da renovação total dos equipamentos do bloco de partos do CHMA, que foi já alvo de obras de requalificação orientadas para a humanização dos cuidados e o conforto da grávida e do acompanhante.
Entre outras melhorias, este investimento visa dotar o CHMA de sistemas modernos de monitorização do parto, unidades de reanimação e outros equipamentos de última geração, além novas camas de parto.