No dia em que se assinalou o 30º Dia do Bombeiro no Município, o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, destacou o reforço do apoio dado pela autarquia às corporações de bombeiros do concelho.
Joaquim Couto aproveitou a sessão solene para elogiar o trabalho desenvolvido pelas corporações do concelho, agradecendo o facto de “em Santo Tirso, o socorro às populações ser feito com empenho e competência”.
Apesar dos cortes impostos pelo Governo, e das fortes restrições orçamentais, o presidente da Câmara de Santo Tirso reforçou que a autarquia não é indiferente às dificuldades sentidas pelos bombeiros. “A Câmara Municipal está atenta aos problemas e às dificuldades dos bombeiros do concelho e empenhada em apoiar quem está no terreno a prestar um serviço de grande relevância para as populações”. Prova disso é a duplicação por iniciativa da Câmara, e não por qualquer imposição, do valor do subsídio anual concedido às três corporações de bombeiros do concelho, para 23 mil euros cada.
 um serviço de grande relevância para as populações”. Prova disso é a duplicação por iniciativa da Câmara, e não por qualquer imposição, do valor do subsídio anual concedido às três corporações de bombeiros do concelho, para 23 mil euros cada.
A Câmara Municipal de Santo Tirso volta, assim, a aumentar o apoio global prestado às corporações do concelho, que passa dos 140 mil atribuídos em 2014 para os 190 mil euros, este ano. O apoio inclui os subsídios anuais, seguros, equipas de intervenção permanente e o apoio prestado pela autarquia no combate à vespa asiática.
 o apoio global prestado às corporações do concelho, que passa dos 140 mil atribuídos em 2014 para os 190 mil euros, este ano. O apoio inclui os subsídios anuais, seguros, equipas de intervenção permanente e o apoio prestado pela autarquia no combate à vespa asiática.
O Dia Municipal do Bombeiro foi celebrado no último sábado, 16 de maio. A sessão solene teve lugar no salão nobre com o presidente da Câmara, Joaquim Couto, o secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, o vice-presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Nuno Moreira, o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Miranda, e os presidentes das três corporações de bombeiros do concelho. Seguiu-se ainda a condecoração com medalhas de mérito e dedicação de bombeiros das três corporações do concelho. As comemorações terminaram com um desfile de viaturas e dos membros das corporações.
Na sessão solene foram atribuídas várias medalhas de mérito e dedicação:
MEDALHA DE MÉRITO E DEDICAÇÃO
Grau Bronze – corresponde a 15 anos de serviço efetivo
 a 15 anos de serviço efetivo
Domingos Augusto Pereira Marinho Ribeiro – Bombeiro de 2ª
Vítor Manuel Alves Nunes – Bombeiro de 2ª
Miguel Ângelo Sá Caldas – Bombeiro de 2ª
Pedro Manuel Melo Magalhães – Bombeiro de 1ª
Luís Manuel Pereira Lopes Silva – Oficial Bombeiro 2ª
Gonçalo José Freitas Carvalho – Oficial Bombeiro 2ª
Joaquim Mário Teixeira Azevedo – Bombeiro 3ª Supra
Nuno Alberto Videira Costa Carvalho – Diretor
José Maria Dias – Diretor
Grau Prata – corresponde a 25 anos de serviço efetivo
Francisco Manuel Monteiro Gonçalves – Bombeiro 1ª
MEDALHA DE SERVIÇOS DISTINTOS
José Augusto Moreira do Rêgo
Joaquim Machado Fernandes
 


 
					 
						
		















 
				
								
										
			
 
	
											 
	
											