O Santuário de Fátima foi o destino dos cerca de cinco mil participantes do Passeio Anual Sénior, que decorreu no passado sábado. Promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a iniciativa voltou a fomentar o convívio entre a população sénior do concelho, desta vez naquele que é o maior local de culto do país.
Quase uma centena de autocarros tiveram como destino o Santuário de Fátima, no passado sábado. A Câmara Municipal de Santo Tirso promoveu mais uma edição do Passeio Anual Sénior, que contou com a participação de cinco mil idosos, oriundos de todas as freguesias do concelho.
À semelhança dos últimos três anos, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, e vários elementos do executivo municipal, juntaram-se a este passeio. “Esta é uma iniciativa única, uma das mais importantes que realizamos ao longo do ano. É um momento muito particular de convívio e confraternização entre os seniores de todas as freguesias, que têm, em muitos casos, uma oportunidade singular de viajar, conhecer novos lugares, e passar um dia diferente. Este ano, sem dúvida, que o facto de ser no Santuário de Fátima toca especialmente a maioria destas pessoas”, declarou o autarca.
Simbolicamente, 14 dos participantes seguraram na Basílica da Santíssima Trindade um terço com o nome de cada uma das freguesias de Santo Tirso. Na missa, celebrada pelo padre Nuno Vilas Boas, da Paróquia da Palmeira, participou o Coro de Bartolomeu de Fontiscos.
A cerimónia religiosa ficou ainda marcada pela entrega de um ramo a Nossa Senhora de Fátima, por Maria Alice da Silva, de 93 anos, a mais idosa participante neste passeio.
todos os anos pela autarquia, o Passeio Anual Sénior tem como destinatários munícipes com mais de 60 anos e todos os reformados, independentemente da idade.