Consciente da importância da educação e formação de adultos no combate às fragilidades territoriais, nomeadamente na área do emprego e da qualificação profissional, a Câmara Municipal de Santo Tirso celebrou protocolos com o Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo e com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, apoiando a candidatura destes dois Agrupamentos de Escolas à criação de um Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).
Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) vêm substituir os já extintos Centros Novas Oportunidades (CNO) e terão como função informar, orientar e encaminhar os jovens e adultos que procurem uma formação escolar e/ou profissional, uma integração qualificada no mercado de trabalho e/ou certificar as suas competências adquiridas ao longo da vida, através do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.
Relembramos que foi com a Iniciativa Novas Oportunidades, lançada em 2007 sob o lema “Aprender Compensa!”, que a educação e formação de adultos adquiriram uma enorme visibilidade no concelho, pois para além do CNO da Câmara Municipal de Santo Tirso, aberto em 2004, o concelho passou também a dispor de mais três CNO’ s: na Escola Secundária Tomaz Pelayo, na Escola Secundária D. Afonso Henriques e na MODATEX.
Santo Tirso chegou mesmo a constituir a Rede de Centros Novas Oportunidades intitulada “Santo Tirso dá Oportunidade ao Saber”, em 29 de novembro 2010, que articulava o trabalho concelhio nesta área. Esta iniciativa envolveu milhares de munícipes e contribuiu de forma significativa para a qualificação da população adulta, considerando que, de 2004 a 2012, os CNO’ s do concelho certificaram mais de quatro mil adultos.
Em 2012, a Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) acabou com a Iniciativa Novas Oportunidades, encerrando todos os Centros Novas Oportunidades, e agora abre as candidaturas pedagógicas para a criação dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP), assumindo que as entidades se candidatam devem garantir os custos com esta estrutura. As escolas públicas, tais como os centros de formação, surgem como entidades promotoras preferenciais.
Considerando a importância das parcerias estratégicas neste processo de candidatura, a Câmara Municipal não poderia deixar de se associar ao Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo e ao Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, valorizando a experiência e trabalho que têm desenvolvido nesta área e comprometendo-se a divulgar, promover e fomentar a atividade destes junto dos munícipes, das juntas de freguesia e de outras entidades e empresas de relevo no concelho.
É inegável o papel crucial da qualificação da população adulta, nomeadamente da população desempregada, no combate à exclusão e desigualdade social e no fomento económico da nossa região. A Câmara Municipal de Santo Tirso e os Agrupamentos de Escolas parceiros esperam que os responsáveis da ANQEP sejam sensíveis às necessidades locais e ao trabalho já desenvolvido em Santo Tirso, em prol da qualificação dos jovens e adultos.