Câmara Municipal investe 425 mil euros na gestão das cantinas e no prolongamento de horário

0

MEDIDAS FORAM HOJE APROVADAS POR UNANIMIDADE EM REUNIÃO ORDINÁRIA

O executivo municipal presidido por Joaquim Couto aprovou hoje, em reunião de Câmara, por unanimidade, duas medidas na área da Educação com vista a assegurar a Componente de Apoio à Família (CAF), vulgarmente conhecida como prolongamento de horário, e a gestão das cantinas no ensino pré-escolar no ano de 2014.

As duas deliberações da Câmara Municipal de Santo Tirso implicam um investimento de cerca de 425 mil euros, sendo que 232 mil euros dizem respeito à transferência de verbas relativas à gestão dos refeitórios escolares, ao abrigo dos protocolos estabelecidos com associações de pais e juntas de freguesia, e 192 mil têm que ver com o prolongamento de horário nos jardins de infância do concelho.

A gestão das cantinas nos estabelecimentos de ensino pré-escolar em Santo Tirso envolve, por ano, a colocação de cerca de 50 cozinheiras e auxiliares, para garantir, entre as 12h00 e as 13h30, de janeiro a agosto, o fornecimento de refeições a quase 700 crianças.

Já o prolongamento de horário, também por delegação de competências nas associações de pais e juntas de freguesia, é assegurado com a colocação de 31 técnicos de animação sociocultural, que exercem, de janeiro a dezembro de 2014, funções em 41 salas de educação pré-escolar no Município de Santo Tirso.

A CAF é uma resposta destinada a crianças, pais e encarregados de educação, que, em função da demonstração das necessidades, passam a usufruir de horários flexíveis de acordo com as condições socioprofissionais de cada um dos agregados familiares. Atualmente, em Santo Tirso, o prolongamento de horário está a funcionar em 41 das 47 salas, o que dá uma taxa de cobertura na ordem dos 90 por cento. O prolongamento de horário garante o acompanhamento e apoios adequados nos períodos de receção das crianças de manhã e após o fim das atividades regulares, mesmo nas interrupções letivas do Natal, Páscoa e mês de julho.

Para Joaquim Couto, “a Câmara de Santo Tirso está absolutamente comprometida com a criação de condições de qualidade para a aprendizagem e a formação das crianças do concelho”, o que também passa por colocar em prática medidas que “apoiem as famílias, em função das suas objetivas necessidades socioprofissionais”.

O presidente da Câmara sublinha que a Componente de Apoio à Família “é uma resposta fundamental”, uma vez que “permite uma melhor adequação dos tempos de permanência na escola às necessidades das famílias de Santo Tirso” e, ao mesmo tempo, possibilita que “os períodos extracurriculares sejam mais enriquecedores e promotores de um desenvolvimento integral das crianças”.

Todos os pontos da Ordem do Dia da reunião ordinária de hoje, dia 14 de janeiro, foram aprovados por unanimidade.

 

Share.

Comments are closed.