A melhoria da qualidade do ar na Região do Norte é a causa central dos protocolos de colaboração que a CCDR-N assina na próxima sexta-feira, 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente), com a ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, a Câmara Municipal do Porto e a PSP. Os documentos, que serão assinados pelas 11h00, no Parque da Pasteleira, no Porto, vinculam as partes à adoção de medidas que resultem na melhoria da qualidade do ar.
Os protocolos são estabelecidos no contexto do Plano de Qualidade do Ar da Região Norte para o poluente NO2 que a CCDR-N elaborou como resultado das ultrapassagens do valor limite anual registado nas estações de tráfego localizadas no Porto (Antas), Matosinhos (Senhora da Hora) e Braga (Circular Sul).
Das ações a implementar, e que visam a redução dos níveis de poluição atmosférica, destacam-se pela Câmara Municipal do Porto a previsão de aquisição de viaturas elétricas ligeiras e o estudo da possibilidade de serem criadas vias reservadas a automóveis ligeiros particulares que transportem mais de um ocupante, carros elétricos ou híbridos. A PSP compromete-se, entre outras ações, a reforçar a fiscalização, o bloqueamento e o reboque de veículos estacionados em infração. Já a ANTROP compromete-se, por exemplo, a efetuar ações de sensibilização e informação sobre “Eco condução” junto dos seus associados no sentido de reduzir as emissões de NO2.
No Dia Mundial do Ambiente, a CCDR-N realizará, ainda, uma ação de sensibilização em larga escala para alunos do segundo ciclo do ensino básico sobre o tema da qualidade do ar na Região do Norte. Os jovens serão convidados a participar, também no Parque da Pasteleira, em jogos pedagógicos, numa exposição e numa ação encenada.