RODADO NA ANTIGA FÁBRICA DO RIO VIZELA, “NÃO SOU NADA”
SERÁ PROJETADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO
O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves exibe, na próxima segunda-feira, 30 de outubro, pelas 21h00, o filme “Não Sou Nada”, do realizador Edgar Pêra. Esta sessão contará com a presença do cineasta, do produtor, Rodrigo Areias, e do ator Miguel Borges. A obra, inspirada nos heterónimos de Fernando Pessoa, contou com o apoio do Município de Santo Tirso e foi rodada na antiga Fábrica do Rio Vizela, em agosto de 2020.
“Não Sou Nada” chega esta quinta-feira às salas de cinema de todo o país, depois de ter estreado, em janeiro deste ano, no Festival Internacional de Cinema de Roterdão”, onde foi aclamado pela crítica.
Com argumento da escritora Luísa Costa Gomes e do próprio Edgar Pêra, o filme conta com um elenco de prestígio, onde constam nomes como Miguel Borges (no papel de Fernando Pessoa), Albano Jerónimo, Victória Guerra, Paulo Pires e Miguel Nunes.
Em agosto de 2020, numa altura em que o mundo vivia as restrições impostas pela pandemia da covid-19, a antiga Fábrica do Rio Vizela, na freguesia de Vila das Aves, foi transformada num verdadeiro estúdio de cena, com toda a rodagem a acontecer em modelo de “quarentena cinematográfica”. A equipa ficou, assim, confinada a apenas dois espaços: o set de rodagem e o hotel onde esteve alojada, no centro de Santo Tirso.
Produzido por Rodrigo Areias, “Não Sou Nada” é descrito como um thriller psicológico, que proporciona uma viagem pelo universo mental de Fernando Pessoa e dos seus múltiplos heterónimos, materializados no “Nothingless Club”.
Fundada em 1845, a Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela foi a primeira unidade de fiação do país e uma das mais emblemáticas unidades fabris do Vale do Ave. Pioneira no processo de industrialização local,