O acervo doado por Manuel augusto ferreira pimenta é constituído por 13 volumes com a história deste antigo semanário avense
O Centro Cultural de Vila das Aves acaba de receber uma importante coleção do “Jornal das Aves”, depois de Manuel Augusto Ferreira Pimenta ter decidido doar ao Município de Santo Tirso um acervo constituído por 13 volumes com a história deste antigo e importante órgão de Informação avense.
Recentemente falecido, Manuel Augusto Ferreira Pimenta foi um dos fundadores e principal obreiro (chefe de redação) do “Jornal das Aves”, semanário que, durante 13 anos (1955-1968) e sob a direção do Dr. Artur Alves e Castro, exerceu de forma regular a sua atividade jornalística.
A coleção do “Jornal das Aves” que agora se encontra ao dispor de todos os interessados no Centro Cultural de Vila das Aves integra ainda no seu primeiro volume os dois números do boletim “O Desportivo das Aves”, o primeiro datado de 7 de novembro de 1953 e o segundo de 25 de dezembro do mesmo ano, sendo seu proprietário e diretor Liberto Pinto Monteiro. Marcam ainda a história do jornal o editor Manuel Dílio Silva (industrial) e o proprietário Liberto Pinto Monteiro, em cuja tipografia era o referido semanário impresso.
Com esta coleção, a biblioteca do Centro Cultural de Vila das Aves reforça e enriquece o seu espólio no que à imprensa local diz respeito já que, para além do Jornal de Santo Thyrso se encontram disponíveis para consulta o Notícias do Vale, o Entre Margens, o Ecos de Negrelos e, agora, o Jornal das Aves.