Centro de Arte Alberto Carneiro expõe na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto

0

No âmbito da exposição, 180 estudantes vão visitar o novo espaço
e o museu internacional de escultura contemporânea de Santo Tirso

Duas das obras de Alberto Carneiro que se encontram depositadas no Centro de Arte dedicado ao escultor, em Santo Tirso, estão desde ontem expostas, até 17 de março, no átrio da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

“Espiral” e “O jardim” são as duas esculturas que viajaram, temporariamente, desde Santo Tirso até ao Porto para integrarem a exposição “Alberto Carneiro | exercício da área de Projeto 1”, com o objetivo de enriquecer a interação dos alunos com a arte.

No âmbito desta exposição, 180 estudantes da FAUP vão visitar, no próximo dia 26 de janeiro, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Centro de Arte Alberto Carneiro, ambos em Santo Tirso, onde estão patentes exposições com obras do escultor que permitirão uma melhor contextualização da sua vida e obra.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destaca o facto de esta ser, desde a inauguração do espaço, em 27 de novembro, “a primeira grande atividade do Centro de Arte Alberto Carneiro no âmbito da ligação à comunidade educativa”.

“A realização de projetos pedagógicos, com especial enfoque no ensino superior, faz parte da missão deste Centro de Arte, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes diferentes possibilidades de contacto com os museus e os seus acervos”, acrescenta.

As duas peças expostas na FAUP, uma em madeira e outra em bronze, ilustram momentos diferentes do percurso artístico de Alberto Carneiro. Ambas são propriedade de Cláudio Carneiro, filho do escultor, e integram o espólio em depósito no Centro de Arte.

Inaugurado no passado dia 27 de novembro, o Centro de Arte Alberto Carneiro está localizado na Fábrica de Santo Thyrso e reúne o acervo doado pelo escultor ao Município, composto por 60 esculturas e desenhos. No local estão, também, depositadas obras do artista que são propriedade dos herdeiros, bem como a biblioteca particular composta por mais de sete mil volumes da especialidade.

Share.

Comments are closed.