Iniciativa realiza-se dia 18 de janeiro, sábado, pelas 15h45
Uma comitiva composta por 20 membros da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), parceira da Comissão Europeia para as questões do desenvolvimento das regiões têxteis da Europa, vai visitar a Fábrica de Santo Thyrso, dia 18 de janeiro, sábado, pelas 15h45, para conhecer o conceito de regeneração urbana posto em prática pelo Município de Santo Tirso e ficar a conhecer os inovadores projetos na área do têxtil, da moda, do design e das indústrias criativas.
O objetivo da Câmara Municipal de Santo Tirso é projetar um concelho com uma forte tradição na industrial têxtil e o norte do país como eixos cultural, comercial e turístico no ramo da moda e do design, promovendo processos de internacionalização dos projetos incubados e do próprio conceito do Quarteirão Cultural.
O Município de Santo Tirso vai mostrar à comitiva de membros da ACTE os diferentes projetos que se inserem no processo de regeneração da antiga Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso, com vista a torná-la, simultaneamente, um espaço de trabalho, de negócios, de experimentação e inovação, de cultura, de fruição e de lazer. Através de uma dinâmica conjunta, diversificada e multifuncional, reunindo serviços, comércio e restauração, é possível favorecer um espaço criativo, sólido e atrativo, tendo por base atividades ligadas à área do têxtil, particularmente a moda e o design.
Antes da visita à Fábrica de Santo Thyrso, os membros da ACTE vão reunir, a partir das 10h00, na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ave (AMAVE), em Guimarães.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Thyrso, Joaquim Couto, vai marcar presença na reunião do comité da ACTE e acompanhar a visita à Fábrica de Santo Thyrso.
A Associação das Coletividades Têxteis Europeias foi fundada em Portugal, em 1991, por seis municípios, nomeadamente o de Santo Tirso, e é uma das primeiras associações locais com dimensão europeia. A missão da ACTE é defender os interesses coletivos das organizações instaladas em territórios com forte presença no setor têxtil, vestuário, couro, calçado e acessórios de moda.
PROGRAMA:
10h00-13h00
Reunião do Comité Executivo da ACTE
Local | AMAVE | Guimarães
14h00
Almoço Restaurante Tirsense
15h45
Visita à Fábrica de Santo Thyrso
17h00
Coffee-break
17h30
Regresso a Guimarães