A OBRA REALIZOU-SE NO ÂMBITO DO PLANO DE AÇÃO DAS COMUNIDADES DESFAVORECIDAS AMP DA UNIDADE TÉCNICA LOCAL INTERIOR NORTE
A Câmara Municipal de Santo Tirso inaugurou esta tarde o novo campo de street basket 3×3. A abertura oficial contou com a presença do presidente da autarquia e do presidente da Junta, bem como do vice-presidente da FPB e dos atletas do CD Aves 1930.
As bolas de basquetebol voltaram a ser dribladas em Santo Tirso: o novo campo de basquetebol, na vertente de street basket 3×3, foi inaugurado esta tarde, no Complexo Desportivo Municipal. A decoração do espaço ficou nas mãos do artista “Oats Ink”.
A inauguração foi feita por Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, por Jorge Gomes, presidente da Junta da União de Freguesias Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, e por Rui Dias, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol responsável pelo 3×3 BASKETART.
Para além da entrega protocolar de material desportivo por parte da Federação à Câmara Municipal, a abertura oficial do campo contou também com uma exibição demonstrativa de basquetebol 3×3 feita pelos atletas do Núcleo de Basquetebol do Clube Desportivo das Aves 1930.
Já na segunda parte desta cerimónia de inauguração, as camadas jovens do CD Aves 1930 jogaram um mini-torneio de street basket 3×3, de forma a mostrar o dinamismo e a essência do jogo de 3×3.
Aquando do seu discurso inaugural, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, anunciou ainda que o Município fará parte do Circuito Nacional 3×3, o que significa que a cidade passará a ser palco de um torneio mobilizador e entusiasmante. Ainda, o presidente salienta que o BASKETART 3×3 não se irá ficar apenas por aqui, estando já planeado estendê-lo a outros espaços do concelho.
A requalificação do polidesportivo, cujo valor de investimento é na ordem dos 90 mil euros, foi feita no âmbito da operação “Desporto com Arte”, totalmente financiada pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. Esta operação insere-se no Plano de Ação Integrado das Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto, enquadrando-se na Unidade Técnica Local Interior Norte (que inclui os concelhos de Santo Tirso, Maia e Trofa).
A intervenção consistiu na requalificação total do polidesportivo e adaptação do mesmo ao BASKETART. O 3×3 BASKETART é uma medida desenvolvida pela Federação Portuguesa de Basquetebol no quadro do seu Programa Nacional de Promoção da modalidade.
O objetivo é trazer o basquetebol para a rua, num cenário de arte urbana, com vista à promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes, principalmente dos jovens, através da prática informal do basquetebol. Porém, para além desta prática mais descontraída, o campo também está preparado para acolher competições oficiais de basquetebol 3×3, como o Circuito Nacional.
A substituição do piso e a decoração do piso e dos muros envolventes com murais foi feita de forma a ilustrar o ambiente desportivo urbano e as suas vivências contemporâneas, com ilustrações gráficas alegóricas, coloridas e dinâmicas, que visam proporcionar a toda a comunidade uma sensação de harmonia e bem-estar. Como forma de potenciar a atratividade da iniciativa e a curiosidade dos mais jovens, esta operação foi realizada seguindo a linguagem da arte de rua, com pinturas que ficaram a cargo de “Oats Ink”, artista conceituado que já conta com vários projetos de BasketArt no currículo.
O presidente do Município salientou, precisamente, que esta nova valência do Complexo Desportivo Municipal vai muito além da prática desportiva, sendo “um projeto que une o desporto à arte urbana, numa perfeita simbiose que traduz os valores de dinamismo, criatividade e inclusão”.
O 3×3 BasketArt é também mais do que basquetebol: “é um convite à participação, à convivência e ao diálogo entre gerações e culturas. Queremos que este espaço seja um ponto de encontro para jovens e adultos, um local onde a energia da cidade se transforma em movimento, em arte, em bem-estar. Com ele, promovemos a regeneração urbana, o sentimento de pertença e o respeito pelo património que é de todos”.
A requalificação deste campo de basquetebol está alinhada com a estratégia municipal relativa à prática desportiva, lembrando Alberto Costa o projeto da Cidade Desportiva. “Santo Tirso é, orgulhosamente, uma Cidade Amiga do Desporto, comprometida em criar condições de excelência para todas as práticas desportivas e no incentivo à atividade física como um fator central de qualidade de vida”, destaca, acrescentando ainda que, ao mesmo tempo, tem vindo a afirmar-se “como um palco internacional para as mais variadas modalidades, acolhendo provas e eventos de prestígio que colocam Santo Tirso no mapa do desporto global”.
“Sabemos que a prática desportiva tem o poder de transformar vidas: é uma ferramenta de educação, de integração e de cidadania. Este campo é um símbolo do nosso compromisso com uma sociedade mais coesa, mais saudável e mais justa”, terminou o presidente da autarquia. ”É um investimento nas pessoas, na sua qualidade de vida e no fortalecimento das nossas comunidades. É assim que continuaremos a trabalhar, assegurando que nenhum cidadão fica para trás e que o progresso se faz de forma inclusiva e sustentável.”