Conversa com a escritora Ana Saldanha na biblioteca municipal

0

Dia 24 de outubro, 15h00, a entrada gratuita

Ana Saldanha é a escritora convidada nos “Encontros na Biblioteca”, na próxima terça-feira, pelas 15h00. Numa sessão informal, Ana Saldanha irá conversar com o público sobre os seus livros e temáticas, assinalando da melhor forma o prazer de ler e o papel que as bibliotecas, designadamente as bibliotecas escolares, têm na motivação do leitor. A entrada é gratuita.

Ana Saldanha nasceu no Porto, em 1959. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fez um mestrado em Literatura Inglesa e um doutoramento sobre a obra de Rudyard Kipling e Teoria da Tradução no Reino Unido.

Já escreveu cerca de três dezenas de livros para crianças e jovens, dos quais se destacam Três Semanas com a Avó (Verbo, menção honrosa do Prémio Adolfo Simões Muller), Uma Questão de Cor (Edinter; Caminho. Um dos dez finalistas do Prémio Unesco em Prol da Tolerância), O Papão no Desvão (Caminho; com ilustrações de Yara Kono. Prémio Nacional de Ilustração), Para Maiores de Dezasseis (Caminho; selecionado pela Biblioteca Internacional da Juventude para a Feira de Bolonha e publicado em 2009), O Galo que Nunca Mais Cantou (Caminho; prémio Maria Rosa Colaço). O seu livro mais recente é o romance juvenil Texas, Uma Aventura no Faroeste.

Ana Saldanha é também tradutora. Entre as obras que traduziu destacam-se Longo Caminho para a Liberdade, a autobiografia de Nelson Mandela (Campo das Letras), Uma História da Leitura, de Alberto Manguel (Presença), Quebrar o Feitiço: A Religião Como Fenómeno Natural, de Daniel C. Dennett (Esfera do Caos), Até ao Fim: Destruição e Derrota da Alemanha de Hitler 1944-1945, de Ian Kershaw (Dom Quixote) e  Jesus o Bom e Cristo o Patife, de Philip Pullman (Teorema).

 

 

Share.

Leave A Reply