Face às previsões do IPMA para os próximos dias, com temperaturas a atingir os 40°C em várias zonas do interior e vento intenso, a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) reforçou a sua resposta de emergência a nível nacional. Com o Perigo de Incêndio Rural entre os níveis elevado e máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve, a CVP já se encontra no terreno a prestar apoio em várias frentes, assegurando cuidados pré-hospitalares, transporte de doentes e assistência direta às populações afetadas.
Face ao estado de prontidão especial, a CVP tem equipas de emergência pré-hospitalar, logística e alojamento de emergência mobilizadas para apoio contínuo nos incêndios em Ponte da Barca, Penamacor, Alcanede, Melres e Alvarenga. Em simultâneo, tem meios humanos e técnicos de prevenção, posicionados estrategicamente nas zonas de maior risco – especialmente nas regiões Norte e Centro, que a qualquer momento poderão ser acionados.
Para além dos veículos de socorro e das viaturas destinadas ao transporte de doentes, a CVP disponibiliza também estruturas de acolhimento com capacidade para receber dezenas de pessoas que necessitem de ser evacuadas, bem como para garantir o descanso dos operacionais no terreno. Tal como aconteceu na resposta aos incêndios de 2024, a CVP assegura ainda a distribuição de kits de primeiros socorros, de higiene e de alimentação, essenciais para a recuperação imediata e a manutenção do bem-estar de todos os que se encontram a combater os incêndios.