Dia mundial da água comemorado pelos verdes com marcha no alviela

0

Dia Mundial da Água, o Partido Ecologista Os Verdes torna público, um conjunto preocupações que tem em relação a este Bem, fundamental a todas as formas de Vida, e divulga um conjunto de iniciativas e medidas que visaram ou visam assinalar esta efeméride e exigir a tomada de medidas e apontar caminhos para os desafios mais urgentes que se colocam nesta área:

  1. 1.Combater a poluição dos rios e da água, continua a ser uma prioridade ambiental do país, tal como se continua a verificar no Tejo e em numerosos outros rios. Para o PEV, o sucesso deste objetivo passa, não só pelo aumento dos meios de fiscalização e monotorização dos rios e cursos de água, questão que faz parte dos acordos firmados entre os Verdes e o PS, mas também pela vigilância e mobilização das populações e das entidades Foi por essa razão que,OS VERDES, assinalaram O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, com uma Marcha no rio Alviela, em Vaqueiros, rio que tem sido o símbolo, da luta das populações contra a poluição e na defesa do direito a um bom ambiente e ao desenvolvimento. Em anexo, juntamos fotos da marcha que juntou cerca de uma centena de pessoas, ecologistas e elementos da população.
    Os Verdes vão levar a cabo, nos próximos tempos, um conjunto de iniciativas em diversos rios, nomeadamente no Tejo e estão empenhados em que a revisão da Convenção de Albufeira (acordada com o PS), seja precedida de um amplo debate público.
    O PEV vai ainda realizar uma exposição, em Viseu, que tem por objetivo alertar e sensibilizar as populações para os problemas ainda existentes no distrito, relativos ao tratamento das águas.
  2. Travar o Plano Nacional de Barragens, cuja reavaliação faz parte dos acordos firmados entre o PEV e o PS, nomeadamente as barragens do Tâmega. Como tal, Os Verdes vão exigir que a“Reavaliação” da situação que o Ministro do Ambiente vai apresentar, seja sujeita a um amplo debate público.
  3. Defender a gestão pública da Água.Como tal, estão previstos um conjunto de debates e de audições públicas, em diversos distritos do país, com o fim de acompanhar as medidas que o Governo está a tomar e verificar se vão ao encontro do que foi acordado entre o PEV e o PS nesta matéria.

 

Share.

Leave A Reply