Com três programas educativos em sala de aula e participações em eventos locais, o Grupo INDAQUA fez chegar, em 2023, ações de sensibilização ambiental a mais de 15 mil crianças e jovens dos nove municípios onde é responsável pelo abastecimento de água e gestão de águas residuais.
Das 15.782 crianças abrangidas, em 2023, pelas ações de educação ambiental do Grupo INDAQUA, cerca de 1.000 eram dos municípios de Santo Tirso e Trofa.
Centenas integraram os três projetos educativos da INDAQUA. Entre eles, “Falar de Água com Amor” convidou o 3.º e 4.º ano a escreverem um poema dedicado à água, cruzando ambiente, escrita e leitura.
Já o “Uso Sustentável da Água” trouxe um conjunto de sessões de sensibilização dedicadas a alunos do 5.º ao 8.º ano, que culminou num concurso de vídeo. Por fim, a iniciativa “Água Segura” sensibilizou alunos do 4.º ano, propondo-lhes também um concurso de desenho sobre o ciclo natural e urbano da água.
A estas três iniciativas, juntou-se ainda a presença da INDAQUA Santo Tirso/Trofa em eventos locais, com oficinas lúdicas, complementadas com oferta de água aromatizada ou gelados feitos com água da torneira.
“Todas estas ações têm um triplo propósito. Desde logo – e mais importante – sensibilizamos para a proteção ambiental, reconhecendo nas novas gerações uma importante capacidade de mudança de comportamentos. Para além disso, sublinhamos os benefícios do consumo de água da rede pública e reforçamos a proximidade com as populações que diariamente servimos”, explica Luís Lourenço, Diretor de Comunicação do Grupo INDAQUA.
Em 2024, o Grupo INDAQUA está a dar continuidade à sua aposta em educação ambiental, ambicionando aumentar o universo de crianças e jovens abrangidos por estas ações.