Escola Básica de Negrelos parou para falar “Desporto Limpo e sem Drogas”

0

Perante um auditório quase lutado, teve lugar na Escola Básica de São Tomé de Negrelos uma conferência sob o tema: “Desporto Limpo e sem Drogas”.

A Conferencia teve como oradores convidados, o Dr. Narciso Oliveira, Médico especialista em Medicina Desportiva, Quim, guarda-redes do Desportivo das Aves e antigo jogador da selecção nacional e o Persona- Trainer Miguel Andrade, sendo a conferência moderada pela jornalista Susana Cardoso.

O tema central do evento foi o doping e o consumo de substâncias ilícitas, por atletas de alta competição e os efeitos, provocados pelo seu consumo.

anigif

O primeiro interveniente foi o Dr. Narciso Oliveira, realizando a sua apresentação, auxiliado por vídeo-projetor que, serviu para melhor explicar aos presentes, quais as substancias relacionadas com o doping e a sua finalidade.

O convidado falou também, de alguns episódios, com os quais conviveu ao longo dos seus 35 anos, de ligação à medicina desportiva e ao CD Aves.

O segundo orador do dia foi o experiente guarda-redes Quim, ex. internacional português.

O guardião do CD Aves, iniciou a conversa com os alunos da Escola Básica de São Tomé de Negrelos, contando a sua própria experiência. Na qual, Quim, mencionou um singular episódio da sua carreira, quando uma vez foi também apanhado na rede do doping, junto com alguns colegas da selecção nacional. Ressalvando que até ao momento é desconhecido o motivo de tão altos valores.

Quim afirmou ainda que este facto lhe provocou alguns constrangimentos, dizendo mesmo, só um atleta com grande força mental, conseguiria ultrapassar uma situação como esta.

O Persona -Trainer, Miguel Andrade, deu o seu testemunho relativamente ao consumo de substâncias anabolisantes e esteróides, muito praticado nos ginásios, dado que, a sua vida profissional é o mundo do fitness. Miguel Andrade refere ainda, que nos ginásios o consumo das substâncias acima mencionadas, ao contrário do que acontece na alta competição, em que o seu hipotético consumo, visa a obtenção de resultados, aqui, o interesse é o culto pelo físico. O persona – Trainer, alertou para o excesso de consumo destas substâncias e dos malefícios que as mesmas provocam.

Com a intervenção Miguel Andrade, terminou uma tarde diferente, vivida no Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, mais concretamente na Escola Básica de São Tomé de Negrelos.

Share.

Leave A Reply