Famalicão com 256 milhões de orçamento para 2026 

0

Em 2026, Vila Nova de Famalicão vai gerir um orçamento de 256 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 37.6 milhões em relação ao orçamento aprovado para 2025. O maior orçamento da história da autarquia famalicense prevê um investimento recorde de mais de 106 milhões de euros e é impulsionado pela enorme capacidade do município de captação de financiamento comunitário.

O relatório das Grandes Opções do Plano e Orçamento da autarquia famalicense, que será analisado em reunião extraordinária do executivo na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 09h30, prevê um forte investimento em áreas prioritárias para o futuro do concelho e dos famalicenses, como é o caso da Habitação, da Saúde e da Educação.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, fala num orçamento “equilibrado” que reflete “um modelo de gestão assente no rigor e na solidez”, mas também no “arrojo e na ambição de quem acredita que Famalicão pode ir ainda mais longe”.

Sobre a previsão de investimento de mais de 106 milhões de euros – um aumento de 38% face a 2025 – Mário Passos fala num investimento “bem planeado e fundamentado, que não compromete as finanças municipais, nem o futuro das gerações vindouras”.

Na mensagem que assina na abertura do documento, o edil famalicense aponta 2026 como um “ano marcante” para Vila Nova de Famalicão pela conclusão dos vários projetos e intervenções em curso. “No último ano demos inicio a um conjunto significativo de intervenções que em breve começarão a fazer a diferença no dia a dia dos famalicenses. São investimentos estruturantes, cuja concretização está garantida neste orçamento municipal”, acrescenta o edil.

É o caso, na Saúde, das sete novas e renovadas Unidades de Saúde Familiares – CDP de Famalicão, Urbana (Vila Nova de Famalicão), Nine, Lousado, Ruivães/Landim, Joane e São Miguel-o-Anjo. Na Habitação, a autarquia vai em 2026 dar continuidade ao processo de construção dos fogos habitacionais destinados ao arrendamento acessível. Na Educação, recorde-se os investimentos em curso no parque escolar concelhio, como é disso exemplo a requalificação e ampliação da Secundária Pe. Benjamim Salgado, das intervenções nas Escolas Básicas Senador Sousa Fernandes, Brufe e Seide, e da preparação das futuras intervenções nas EB23 do concelho. Na área do Ambiente, destacam-se os investimentos na conclusão da rede de abastecimento de água em Vale São Cosme, Telhado e Portela, na construção do novo Parque do Pelhe e na expansão do Parque de Sinçães. No Desporto, destaque para a construção do Centro de Atletismo, para o arranque do concurso público de construção das novas piscinas municipais de 50 metros e para a reabilitação do futuro Pavilhão Municipal de Riba de Ave, entre outras concretizações.

Share.

Comments are closed.