Festas do Sanguinhedo – Santo Tirso

0

No lugar da Ponte Velha, em Santo Tirso, decorreram no passado fim-de-semana as Festas do Sanguinhedo, organizadas pela “Associação Amigos do Sanguinhedo”.

Esta instituição, sem fins lucrativos, para além da organização das festividades (à mais de 20 anos consecutivos), continuam a preservar, pela limpeza, das margens do rio com o mesmo nome. A sede da AAS está, inclusive, instalada num antigo lagar de azeite que pertencia a uma antiga casa de lavoura.
anigif
Estas festividades – que continuam a contar anualmente com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso e agora também, da união de freguesias de santo tirso – devem o seu nome ao rio Sanguinhedo e não têm qualquer cariz religioso. As festas pretendem dar continuidade à tradição de juntar em lazer, cantando e dançando, nas margens do rio, as gentes que vivem nesta encosta solarenga de Santo Tirso.

As Festas do Sanguinhedo, sempre concorridas, devem muito da sua originalidade a dois motivos principais.

A Cascata – Construída sobre o leito do próprio rio, a Cascata do Sanguinhedo já está patente ao público desde o passado dia 21 de Julho (foto em anexo) e ocupa uma área superior a 100 metros quadrados. Está coberta de musgo e é movimentada a água e energia elétrica. Misturando harmoniosamente imaginação popular com a capacidade de dar vida a bonecos de madeira, podem ver-se representadas no local, cenas da vida rural ou de ofícios em vias de extinção.

Share.

Leave A Reply