Os “Novos Paradigmas da Educação – Inovação e Metodologias Pedagógicas” dão o mote para as Jornadas Municipais de Educação, que decorrem no próximo sábado, dia 12, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. A iniciativa que pretende por um lado dar a conhecer a política educativa municipal e por outro lado promover o debate e a reflexão crítica, conta com a presença de especialistas da pedagogia, educadores, responsáveis municipais, empresários e alunos.
As Jornadas Municipais de Educação marcam o arranque da Quinzena da Educação, uma ação organizada pela Câmara Municipal de Famalicão que decorre até 22 de março. São quinze dias repletos de atividades que envolvem toda a comunidade educativa, na promoção, divulgação e valorização do projeto educativo concelhio.
De acordo com o vereador da Educação, Leonel Rocha, a Quinzena tem como objetivos “valorizar o trabalho desenvolvido por todos os parceiros da rede de educação e formação do concelho, partilhando experiências de boas práticas, de modo, a beneficiar todas as crianças e jovens com condições de excelência para a sua formação”.
Assim, para além das jornadas de educação, destaque para a realização da Mostra de Teatro Escolar, que decorre na Casa das Artes, de 8 de março a 15 de maio. A iniciativa que conta todos os anos com casa cheia envolve a participação de doze grupos de teatro escolar, num total cerca de 500 alunos e professores.
“Este ano, optámos por prolongar a Mostra de Teatro Escolar até maio, espaçando as sessões no tempo de forma a possibilitar ao público assistir às diversas peças”, explica Leonel Rocha.
Entre 15 e 17 de março decorre no Pavilhão Municipal a Mostra de Oferta Formativa com a participação dos agrupamentos de escolas e das escolas profissionais do concelho. A mostra tem como objetivo tornar-se uma mais-valia no processo de tomada de decisão vocacional dos alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade, proporcionando-lhes um maior conhecimento dos cursos profissionais e cientifico-humanísticos existentes.
A Quinzena da Educação é também o momento escolhido para homenagear os professores que terminaram a sua carreira docente no último ano letivo 2014-2015. No dia 17 de março, a Câmara Municipal distingue nove docentes com a medalha de reconhecimento municipal.
Entretanto, no dia 18 decorre o Encontro Concelhio de Associações de Pais, na Escola Básica Integrada de Gondifelos, pelas 17h30, sob o tema “Resiliência Vencer a Adversidade”. Este encontro tem como objetivo principal proporcionar um momento de reflexão, análise e debate com as diversas Associações de Pais. No dia 22, a encerrar a Quinzena da Educação realiza-se a PALESTRA “Autismo, The Son-Rise Program”, no auditório da CESPU, pelas 18h00. A iniciativa é organizada pela autarquia famalicense em conjunto com o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e a Associação Vencer Autismo e está sujeita a inscrições através do site vencerautismo.org/famalicao.