JOAQUIM COUTO MARCOU PRESENÇA NA TOMADA DE POSSE DA COMISSÃO POLÍTICA CONCELHIA
A Comissão Política Concelhia da Juventude Socialista de Santo Tirso foi, dia 8 de fevereiro, empossada, numa cerimónia que contou com a presença do líder da Comissão Política do PS/Santo Tirso, Joaquim Couto, bem como do presidente e do ex-presidente da Federação do Porto da Juventude Socialista, Hugo Carvalho e Tiago Barbosa Ribeiro, respetivamente, de muitos militantes e de jovens do concelho.
Eleito coordenador da JS de Santo Tirso, Tiago Araújo defendeu, no discurso de tomada de posse, realizada num restaurante em Monte Córdova, a necessidade de criação, a médio e longo prazo, de núcleos residenciais em Santo Tirso e de roteiros autárquicos com vista a aproximar a juventude do concelho da JS.
Para o novo líder da Juventude Socialista de Santo Tirso, é também preciso “um discurso da inclusão interna”, com o objetivo de “agregar esforços na defesa dos jovens do concelho”. A pedra de toque do discurso de Tiago Araújo foi a formação política dos jovens de Santo Tirso, razão pela qual quer formar um gabinete de apoio ao Orçamento Participativo Jovem.
Defensor da criação de um Conselho Municipal da Juventude, o líder da JS assumiu, no dia na tomada de posse, a defesa da escola pública e definiu como objetivo para o mandato o lançamento do Núcleo de Estudantes Socialistas.
Tiago Araújo quer ainda promover debates temáticos, abordando as problemáticas em torno do empreendedorismo, da educação sexual, da saúde, da coesão social e do ambiente.
Presente na cerimónia de tomada de posse da JS, o presidente da Comissão Política do PS/Santo Tirso congratulou-se com a forte presença de jovens do concelho na iniciativa realizada em Monte Córdova e deixou a garantia de que quer “trabalhar ativamente com a JS” liderada por Tiago Araújo.
Para Joaquim Couto, a política e o concelho “precisam de jovens com ideais e ideias próprios”, mas, ao mesmo tempo, “com autonomia”, incentivando todos os que fazem parte da nova Comissão Política da JS e os jovens presentes a “continuarem a sua formação política e partidária”, para que, no futuro, “estejam preparados para assumir responsabilidades maiores”.
Para terminar a intervenção de improviso que fez na tomada de posse da JS de Santo Tirso, Joaquim Couto lançou o desafio à nova equipa que vai gerir os destinos da juventude socialista no sentido de “trazer mais jovens para a JS e para a política”.