Juventude Socialista de Santo Tirso, visita Roriz

0

A Juventude Socialista de Santo Tirso realizou, dia 27 maio, uma visita à freguesia de Roriz, no âmbito da iniciativa “Roteiros Autárquicos”.

A comitiva da JS/Santo Tirso liderada por Sofia Andrade foi recebida na sede da Junta de Freguesia de Roriz por Moisés Andrade e Domingos Silva, presidente e tesoureiro da junta de freguesia, respetivamente.

No edifício da Junta, os jovens tiveram oportunidade de conhecer os espaços do edifício-sede, bem como os serviços públicos ao dispor da população daquela freguesia.

A vertente cultural dos “Roteiros Autárquicos” não foi esquecida nesta iniciativa da JS/Santo Tirso, com os jovens a visitarem alguns dos espaços com mais história na freguesia, nomeadamente o Mosteiro de Singeverga, da ordem religiosa beneditina, cujas instalações datam de 1892.

Em Singeverga, a comitiva socialista visitou a igreja, um espaço recheado de apontamentos de arte, como, por exemplo, um quadro da autoria de Tintoreto, cujo original se encontra no Museu Nacional de Arte Antiga; a sala do Capítulo, e ainda o Museu de Etnografia e Zoologia de Angola, no qual está patente uma coleção de borboletas única na Europa, bem como um conjunto de artefactos trazidos pelos monges no período em que estes viveram naquela antiga colónia portuguesa.

Os elementos da JS/Santo Tirso foram ainda recebidos na União Social e Desportiva de Roriz, cujo complexo desportivo foi recentemente objeto de um grande investimento de requalificação, inaugurado em 2015.

Esta associação, que tem mais de 200 atletas a praticar desporto, junta a vertente desportiva à social, tendo mesmo estatuto de IPSS.

Já no período da tarde, e para finalizar os “Roteiros Autárquicos” na freguesia de Roriz, a JS/Santo Tirso visitou a CASATIR-Centro de Ação Social de Acolhimento à Terceira Idade de Roriz.

Recebida pelo presidente da Direção, Carlos Portas, a JS/Santo Tirso ficou a conhecer a história da instituição e o inestimável serviço que presta à comunidade, nomeadamente às crianças e idosos em situação de vulnerabilidade económica e social, nas valências de creche, lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário.

Para a líder da JS/Santo Tirso, Sofia Andrade, “a visita a Roriz, inserida na iniciativa ‘Roteiros Autárquicos’, cumpriu na plenitude os objetivos, porquanto permitiu conhecer melhor a realidade das instituições religiosas, desportivas, sociais e culturais da freguesia”.

“É fundamental conhecer os problemas e expetativas da comunidade de Roriz, em particular, e do concelho, em geral, com vista a podermos contribuir, à escala da Juventude Socialista, para a construção de soluções que vão ao encontro das reais necessidades das populações”, defendeu Sofia Andrade, no final da visita à freguesia de Roriz.

Sofia Andrade sublinhou ainda que as visitas realizadas no âmbito da iniciativa “Roteiros Autárquicos” contribuem decisivamente para um conjunto de propostas que a JS/Santo Tirso apresentará em sede do compromisso eleitoral que o PS/Santo Tirso assumirá nas Eleições Autárquicas de outubro de 2017.

JS/Santo Tirso

 

Share.

Leave A Reply