Mário Lopes no MIEC com “intemporalidade da matéria”

0

EXPOSIÇÃO INAUGURA DIA 23 DE NOVEMBRO, PELAS 18H00

A nova exposição do Museu Internacional de Escultura Contemporânea vai trazer o trabalho do escultor Mário Lopes a Santo Tirso. Com entrada gratuita, poderá ser visita de 23 de novembro a 30 de março de 2025.

Depois de “Pedra e Fio”, da artista Carla Rebelo, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea vai agora apresentar a obra de Mário Lopes. A Intemporalidade da Matéria” tem inauguração marcada para o próximo dia 23 de novembro (sábado), pelas 18h00.

A exposição oferece uma experiência sensorial e filosófica, convidando o público a explorar a relação entre a natureza, a mente humana e a transformação das ideias em formas concretas.

Mário Lopes, ligado à escultura desde a juventude, apresenta uma série de obras que refletem o amadurecimento dos seus conceitos ao longo do tempo, materializados em diversos suportes como pedra, madeira, cortiça e papel, entre outros. Cada obra expressa o respeito do artista pela matéria e o seu compromisso em eternizá-la.

Crescido no campo, Mário inspira-se nas leis da natureza, captando a fluidez, a força e a energia dos elementos naturais, e transmitindo essas qualidades nas suas criações. Embora a pedra tenha sido o seu ponto de partida, a exploração de outros materiais – como estampas, tapeçarias e quadros – revela uma versatilidade que enriquece o seu vocabulário artístico.

Natural de Leiria, Mário Lopes estudou na Escola Profissional de Artes e Ofícios da Batalha, na Academia de Belas-Artes de Carrara (Itália) e na Universidade de Artes de Tama (Japão). Já ganhou prémios em Portugal, mas também no Canadá, na Argentina e no Irão.

Tem ou já teve obras um pouco por todo o mundo: Portugal, Japão, Coreia do Sul, Irlanda, Taiwan, Irão, Tailândia, Argentina, Israel, Espanha, Itália, Luxemburgo, Bélgica, Líbano, Dubai, Brasil, França, Holanda, Honduras e Alemanha. Também já participou em simpósios internacionais de escultura em vários destes países.

As viagens e o contacto com culturas distintas – em particular, a cultura nipónica – ampliaram a visão do artista sobre o papel essencial da arte na vida das pessoas. Em “Intemporalidade da Matéria”, as esculturas de Mário Lopes transcendem a sua materialidade, convertendo-se em veículos de imagens abstratas e ideias intemporais que desafiam a nossa perceção do mundo e das formas que nele existem.

O escultor traz agora as suas obras, por entre reflexões filosóficas, existenciais e metafísicas, ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso.A exposição é de entrada gratuita, e poderá ser visitada de terça a sexta entre as 09h00 e as 17h30, ou ao sábado entre as 14h00 e as 19h00. O Museu encerra às segundas e feriados.

 

 

Share.

Comments are closed.