MERCADONA abriu hoje supermercado em Santo Tirso
A empresa de supermercados abriu a primeira loja em Santo Tirso localizada na rua dos Trabalhadores do Arco, em parte da área das antigas instalações da fábrica Arco Têxteis.Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, e Jorge Gomes, Presidente da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Sta. Cristina e S. Miguel) e Burgães e Rui Ribeiro, Presidente da Assembleia Municipal de Santo Tirso, marcaram presença na abertura do novo supermercado.Esta loja gerou 60 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e conta com uma área de vendas de 1.900 m2 e 170 lugares de estacionamento.
A Mercadona abriu hoje o supermercado em Santo Tirso, mais concretamente na rua dos Trabalhadores do Arco, nº 20. Com esta loja, a empresa continua o seu plano de aberturas previsto em Portugal para 2020 e passa assim a contar com 12 supermercados nos distritos de Porto, Aveiro e Braga.
Em 2019, a Mercadona já tinha entrado no distrito do Porto, com a abertura de 6 lojas, e dá agora continuidade ao seu plano de expansão com a aposta numa loja na cidade de Santo Tirso, que possibilitou a criação de cerca de 60 postos de trabalho, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo assim para a criação de emprego local. Até ao final do ano, a empresa tem previsto abrir mais 5 lojas neste distrito, mais 2 no de Aveiro e, pela primeira vez, 1 loja no distrito de Viana do Castelo.
Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, salienta que: “Gostaria de saudar a Mercadona por apostar em Santo Tirso. Trata-se de um projeto de grande valor acrescentado que vem validar a estratégia definida pela Câmara na captação de investimento e criação de novos postos de trabalho no Município. Acredito que a abertura da Mercadona na antiga fábrica da Arco Têxteis vai fazer nascer uma nova centralidade na cidade, permitindo imprimir uma nova dinâmica a toda essa zona, que irá, com toda a certeza, tornar-se numa âncora do desenvolvimento do comércio local e de novos negócios”.
Joana Ribeiro, Diretora Regional de Relações Externas Norte de Portugal, refere que: “A Mercadona em Santo Tirso representa para nós um projeto muito interessante que contribuiu para a revitalização da zona onde estava instalada a antiga fábrica da Arco Têxteis, já num estado avançado de degradação. Neste novo supermercado, os Tirsenses podem descobrir os nossos produtos de marca própria, de grande qualidade e a preços competitivos, e secções diferenciadoras como o “Presunto à Faca”, em que o presunto é cortado e embalado no momento, e a nossa secção de “Pronto a Comer”, com uma grande variedade de pratos. Nesta fase excecional que todos estamos a viver, continuamos a garantir todas as medidas de segurança e higiene para os nossos “Chefes” e Colaboradores”.
Este supermercado responde ao Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a rede e conta com uma superfície de vendas de 1.900 m2 e 170 lugares de estacionamento, com um horário de funcionamento das 9:00h às 21:00h, de segunda-feira a domingo. Este modelo de loja destaca-se também pelo Pronto a Comer, que em Portugal apresenta 41 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito.
Características da loja e suas secções
A nova loja caracteriza-se por ter corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de sushi, uma charcutaria com presunto ibérico cortado e embalado no momento, uma ilha central na perfumaria para maquilhagem e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
Este Modelo de Loja Eficiente da Mercadona procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes, e dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda.
Com esta abertura, os clientes da Mercadona poderão beneficiar da sua política comercial S.P.B. (Sempre Preços Baixos), que a empresa utiliza de forma exclusiva e que consiste em garantir a melhor qualidade com o menor preço unitário dos produtos, de forma estável e permanente.
Mercadona em Portugal
A 2 de julho de 2019, a Mercadona alcançou um novo marco na sua história, com a abertura do seu primeiro supermercado em Portugal, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto. Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas, em 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa tornou realidade o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016 e que se consolidou durantes estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa comprou 217 milhões de euros em 2019.
Nos primeiros 6 meses de operação com as suas 10 lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãdona Supermercados S.A. A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019.