A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santo Tirso (CPCJ), associa-se pela primeira vez à Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, na organização de diversas atividades de sensibilização, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância – mês de abril – à semelhança do que acontece nos EUA e em diversos países europeus.
Sendo a proteção das crianças responsabilidade de toda a sociedade, a CPCJ de Santo Tirso irá promover várias iniciativas durante este mês, nomeadamente: Caminhada pela Prevenção; Ações de sensibilização nas escolas, eventos sociais e desportivos; divulgação na comunicação social de notícias e artigos sobre o trabalho desenvolvido no concelho na área da prevenção e acompanhamento das crianças em perigo.
O marco desta campanha é um Laço Azul que visa alertar para o impacto das marcas deixadas pelos maus tratos na infância.
A Campanha do Laço Azul iniciou-se nos E.U.A., por uma avó, Bonnie Finney, quando esta amarrou uma fita azul à antena do seu carro.
Esta fita, tinha como objetivo despertar a atenção da comunidade para os maus tratos na infância, uma vez que os seus netos tinham sido vítimas, resultando na morte brutal de um deles.
E porquê azul? Porque embora esta avó entenda ser uma cor bonita, ela não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos.
Pretende-se, com esta Campanha, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento de todos os cidadãos, porque “A INFÂNCIA PASSA… E AS MARCAS FICAM”.
Junte-se a nós na Caminhada pela Prevenção, 7 de Abril, 10h00, Passeio Pedonal das Margens do Rio Ave.