POR ANO SÃO RECOLHIDAS CERCA DE NOVE TONELADAS DE ÓLEO ALIMENTAR USADO NO CONCELHO
Com o objetivo de aumentar a recolha de óleo usado, a Câmara Municipal de Santo Tirso promoveu a instalação de mais 15 oleões. Reforço acontece em todas as freguesias do concelho.
No total, são agora 45 os oleões disponíveis no Município, um aumento considerável em relação a 2023.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, a medida insere-se na estratégia ambiental do Município, de continuar a aumentar a recolha seletiva do lixo.
“Sabemos que um litro de óleo deitado pelo cano abaixo pode contaminar um milhão de litros de água quando não é encaminhado para o tratamento adequado. É, por isso, muito importante sensibilizarmos a população para a importância da reciclagem do óleo alimentar usado e, paralelamente, irmos reforçando a instalação dos oleões”, refere o autarca.
Nos últimos três anos foram recolhidas no concelho cerca de 27 toneladas de óleo, uma média de nove toneladas por ano.
Os 15 novos equipamentos adequados para a deposição de óleos alimentares usados foram distribuídos por todas as 14 freguesias do concelho.
O óleo alimentar e azeite usados devem ser colocados, frios, em garrafas de plástico limpas e deixados nos oleões espalhados pelo Município. Posteriormente serão reciclados e utilizados para a produção de biodiesel, um combustível considerado importante na redução das emissões de dióxido de carbono.