A Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação Sebastião da Gama, organiza o IX Seminário da Rede de Bibliotecas de Santo Tirso. O encontro vai decorrer no dia 22 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, sob o tema “Leitura, informação e desinformação”.
A iniciativa vai reunir professores, investigadores, bibliotecários, diretores de agrupamento e outros profissionais da área educativa e cultural, num espaço de debate e reflexão sobre o papel das bibliotecas na promoção do pensamento crítico e da literacia informacional.
Com o objetivo de reforçar a importância das bibliotecas escolares na comunidade educativa, o seminário propõe analisar os desafios da desinformação na era digital, bem como o papel das bibliotecas como polos de produção e mediação de conhecimento.
Com início às 14h00 e encerramento às 18h30, o programa inclui sessões sobre “Leitura, informação e desinformação”, numa reflexão sobre o impacto da informação e da leitura na formação das novas gerações e sobre a desinformação e como a detetar nos meios digitais.
A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até 20 de outubro, através do Portal da Formação do Centro de Formação Sebastião da Gama, disponível em: https://cfaesg.org/bdforma/.
O programa pode ser consultado na página web do Município, em: https://www.cm-stirso.pt/conhecer/eventos/evento/ix-seminario-da-rede-de-bibliotecas-de-santo-tirso.