Dia 18 de janeiro, sábado, entre as 9h00 e as 11h15
Às 11h30 é inaugurada a exposição «Guardador de Árvores» no Centro Interpretativo do Monte Padrão
Implementar, plantar e cuidar de florestas urbanas nativas, ou seja, espécies que são naturais do nosso território, com as pessoas e para as pessoas. Estes são os grandes objetivos do projeto Futuro: 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto (AMP), no qual o concelho de Santo Tirso está inserido. Já no próximo sábado, 18 de janeiro, entre as 9h00 e as 11h15, decorrerá mais uma ação de plantação no Monte Padrão, em Monte Córdova. Desta vez, a iniciativa será seguida da inauguração da exposição «Guardador de Árvores», às 11h30, no Centro Interpretativo do Monte Padrão.
No seguimento da ação realizada em novembro, a iniciativa que decorre este sábado pretende substituir as espécies mortas por novas e a limpeza da área plantada do Monte Padrão. A atividade promovida pelo Município de Santo Tirso e pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (CRE_Porto), será acompanhada pela Associação de Silvicultura do Vale do Ave (ASVA) e pelos Bombeiros Sapadores de Santo Tirso, duas das instituições que integram o projeto FUTURO: 100 mil árvores na AMP.
As ações de plantação, recorde-se, arrancaram em outubro de 2011, em parcelas já identificadas e preparadas para receber as árvores ou em zonas que tiveram de ser previamente limpas. O trabalho preparatório das plantações e a gestão é garantida pelas equipas de sapadores florestais e pelas equipas do Município, contando ainda com o contributo dos cidadãos voluntários do concelho de Santo Tirso, a quem importa informar e formar em relação à importância da floresta urbana nativa.
Na mesma manhã, também em Monte Córdova, a Câmara Municipal de Santo Tirso inaugura, pelas 11h30, a exposição «Guardador de Árvores» que reúne um conjunto de desenhos da autoria de Horácio Tomé Marques, professor universitário na ESMAE. O nome da exposição é, também, o nome de um livro que resulta de um trabalho de parceira do docente com João Pedro Mésseder, autor dos poemas que acompanham cada desenho. A mostra estará patente no Centro Interpretativo do Monte Padrão até ao dia 30 de março.