“Gala do desporto 2025”
A Câmara Municipal distinguiu as personalidades e instituições das várias modalidades que mais se destacaram na época 2023/24.
A Câmara Municipal de Santo Tirso atribuiu esta noite cerca de 175 distinções a atletas e entidades do concelho que se destacaram na época desportiva de 2023/2024. Nesta que foi a 4ª. edição da Gala do Desporto de Santo Tirso, o Prémio Carreira foi para Adílio Pinheiro, conhecido como “O Capitão”.
Durante cerca de três horas, subiram ao palco do Pavilhão Desportivo Municipal atletas, treinadores e dirigentes de clubes e associações desportivas do município, numa cerimónia assistida por centenas de convidados e muito público. Ao todo, foram quase 170 os Prémios de Mérito Desportivo entregues a atletas e entidades que se destacaram em competições regionais, nacionais e internacionais.
O momento alto da Gala do Desporto foi a atribuição do tão aguardado Prémio Carreira 2025. O galardoado este ano foi Adílio Pinheiro, antigo jogador do Clube Desportivo das Aves e o grande impulsionador das primeiras escolinhas do clube, bem como das famosas Escolinhas de Ringe e do seu Torneio Internacional.
Além do Prémio Carreira, foram entregues os troféus das categorias de Desporto Adaptado, Associação Desportiva/Clube do Ano, Treinador do Ano, Equipa do Ano, Atleta Feminina do Ano e Atleta Masculino do Ano.
Nesta 4ª. edição da Gala do Desporto de Santo Tirso, Alexandre Couto, atleta de natação, venceu o título de Desporto Adaptado. Nomeados estavam também Alexandra Carneiro (orientação CAID), Susana Gouveia (natação) e José Costa (ténis de mesa).
Para Associação Desportiva/Clube do Ano, os nomeados eram o Ginásio Clube Santo Tirso, o Núcleo Associativo de Santo Tirso, o CD Aves 1930 e a Associação Avense AA78, sendo o Ginásio Clube Santo Tirso o grande vencedor.
Manuel Barbosa (voleibol), Rui Duarte Almeida (kempo), Luciano Gomes (ténis de mesa) e Joaquim Fernandes (karaté) eram os nomeados para Treinador do Ano. O Mestre Joaquim Fernandes, recipiente do Prémio Carreira 2024, saiu vitorioso.
As equipas nomeadas eram a de Futsal Feminino Sénior do CD Aves 1930, a de Futebol Sénior do AFS, a de Skyrunning do NAST e a de Voleibol Feminino Sénior da AA78, mas os galardoados com o troféu Equipa do Ano foram os atletas do AFS.
Para Atleta Feminina do Ano, as nomeadas eram Daniela Ferreira “Pisko” (futsal), Bárbara Venâncio (patinagem), Raquel Moreno (voleibol) e Letícia Almeida (futebol). Letícia Almeida levou para casa o título de Atleta Feminina do Ano 2025.
Já na categoria masculina o troféu foi para Carlos Ferreira, atleta de skyrunning. Estavam também nomeados Armindo Araújo (ralis), Vítor Ferreira (futebol) e João Vale (quadcross).
Os atletas vencedores foram eleitos por um júri composto por cinco agentes desportivos do concelho: Filipa Fernandes (vice-presidente da Federação de Ginástica de Portugal), Sara Faria (presidente da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe), João Correia (aleta paralímpico), Jorge Machado (Embaixador para a Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e da Juventude) e Ricardo Gonçalves (coordenador da Divisão de Desporto da Câmara Municipal).
A lista de nomeados – quatro por cada categoria – resultou dos nomes propostos por uma Comissão de Indicação, após análise do desempenho das personalidades e instituições desportivas de Santo Tirso na época 2023/2024.
Este ano, a gala foi apresentada por João Ricardo Pateiro e por Marta Sobral. A entregar os seis troféus estiveram o vice-presidente e a vereadora do Desporto do Município, Nuno Linhares e Sara Moreira, e o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, bem como Rosa Mota, atleta olímpica em representação do Comité Olímpico, Nuno Machado, representante da Associação de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual, Vítor Dias, Diretor Regional do Norte do IPDJ, Pedro Soares, da Associação de Futebol do Porto, Sofia Teles, da Federação Portuguesa de Futebol, Susana Feitor, da Fundação do Desporto, e Luís Pacheco, presidente da Associação de Ciclismo do Porto.
Por entre a chuva de medalhas e troféus, houve espaço para atuações de dança, protagonizadas pela CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente e pelos grupos de dança Trevo do Sucesso, Fusion Dance Studio, Joaninas, Keep on Dancing e Paty Fitness, terminando a noite com uma atuação conjunta de todos os bailarinos.
A Gala do Desporto foi criada com o objetivo de prestar homenagem a todos aqueles que, com o seu esforço, talento e dedicação se destacaram nas respetivas modalidades, alcançando mérito desportivo individual, mas também se tornando referências para o desporto e o para município.