Homens, Máquinas e Grandes Pedras” com mais de 5 000 visitantes
A Fundação Manuel António da Mota assinala a inauguração da sua nova sede no Mercado do Bom Sucesso, no Porto, com a estreia mundial da mostra “MECHANE – Homens, Máquinas e Grandes Pedras”, patente na Sala de Exposições da Fundação até ao dia 24 de novembro.
A exposição, destinada a todas as idades, retrata e homenageia o artifício e a astúcia do Homem no transporte e montagem das Grandes Pedras, muitas delas com mais de 1000 toneladas, utilizadas nas maiores construções humanas, desde o neolítico até à era pré-industrial.
As máquinas e dispositivos mecânicos multiplicadores de força, desde as formas mais simples de plano inclinado e de alavanca até às mais complexas, como guinchos, bate-estacas, gruas, máquinas de escavação, estão em exibição através de réplicas primorosamente executadas e de um conjunto de dioramas e outros materiais explicativos e interativos.
Mais de 5 000 pessoas visitaram a mostra desde a sua inauguração, no dia 13 de junho.
“MECHANE – Homens, Máquinas e Grandes Pedras” é de acesso gratuito e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h, e aos sábados, domingos e feriados, entre as 10h e as 20h.
Sobre a Fundação Manuel António da Mota
A Fundação Manuel António da Mota foi criada para homenagear e dar continuidade ao legado de Manuel António da Mota, fundador da empresa Mota & Companhia (atual Mota-Engil), falecido em 1995. A Fundação apoia inúmeras iniciativas no âmbito da solidariedade social, educação, saúde, ambiente e cultura, em Portugal e nos países onde se encontra presente.
Promove ainda o “Prémio Manuel António da Mota”, que distingue anualmente as organizações e personalidades que se destacam nos vários domínios de atividade da fundação.