OFICINA promove estudo de opinião sobre incêndios florestais
Quais são as principais causas dos incêndios? Quantos hectares arderam nos concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão? Foram as duas perguntas levadas a cabo pelos Jovens Repórteres do Ambiente (JRA) da OFICINA – Escola Profissional junto dos cidadãos de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso.
Um dia em que os alunos conseguiram perceber que a percepção que as pessoas fazem dos incêndios é um pouco desfasada da realidade. A grande maioria dos inquiridos não só não tem um ideia aproximada no n.º de hectares ardidos, como tende a apontar como causas dos incêndios apenas os incendiários.
De acordo com os dados oficiais, desde 2011 arderam 103 hectares em Vila Nova de Famalicão e 296 hectares em Santo Tirso. Quanto às causas dos incêndios, destacar fogo posto, causas naturais, queimadas, reacendimentos e acidentes.
Para o coordenador do JRA, Tiago Couto, é importante que os jovens desenvolvam não só as suas competências quanto à realização de inquéritos, mas também desenvolver uma cultura ambiental mais sustentada. “Quanto mais informados, mais preparados estamos para discutir soluções e apontar caminhos para um problema que ensombra não só os nossos concelhos, mas também Portugal.”