É a palavra económica século XXI e promete ser a chave para mudar o ciclo recessivo da economia. Ensina-se nas universidades, incentiva-se nas empresas e chega agora às escolas. O empreendedorismo veio para ficar e pelo segundo ano consecutivo ganha forma na OFICINA – Escola Profissional do INA, através do projeto Mentes Empreendedoras.
Um dia, uma tema e mais de cem alunos dos cursos Técnico de Comunicação/Marketing, Audiovisuais, Desenho Design 3D e Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Depois, um desafio: construir um projeto para ser implementado. A ideia parecia fácil, mas como salienta Ricardo Guimarães, um dos promotores do Workshop Empreendedorimo, “os jovens consideram que as questões ligadas ao empreendedorismo são apenas para adultos. É uma falsa ideia que é preciso desmistificar.”
Helena Dias, aluna do 2.º ano de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, concorda e confessa que ficou com vontade de querer saber mais. “Não é a cura para todos os problemas, mas é um dos caminhos a seguir. Precisamos de novos inputs para pensar de forma mais criativa e dinâmica os problemas que afetam a nossa sociedade.”
Se o empreendedorismo anda na crista da onda, nas malhas da internet com uma pequena pesquisa no Google encontramos mais de 160 mil entradas com a palavra empreendedorismo. A bibliografia abunda, basta explorar o motor de busca da livraria online Wook. Em Portugal ganhou expressividade com o Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação. Depois de no ano letivo 2014/15 os alunos da OFICINA terem apresentado os seus projetos no IMOD na Fábrica de Santo Tirso, a iniciativa volta para a sua segunda edição.
Da sua experiência na OFICINA, Joana Moreira, das Mentes Empreendedoras, ficou surpreendida com o resultado. “Foi um workshop único, pois saíram ótimas ideias e ótimos projetos, que desejo que os alunos os consigam pôr em prática.” O projeto que agora arranca será acompanhado por Joana Moreira ao longo do ano letivo 2015/16.