O Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos recorda a memória do Prof. Dr. Aureliano da Fonseca no momento do seu falecimento.
Natural do Porto, nascido a 25 de Fevereiro de 1915, licenciou-se em Medicina no ano de 1940 pela Universidade do Porto e fez doutoramento na mesma instituição em 1964.
Foi o primeiro médico português a ver reconhecida a sua especialização em Dermatologia pela Ordem dos Médicos. Já depois de organizar um Serviço de Dermatologia e Venereologia no Hospital Militar do Porto, foi pioneiro na prevenção de doenças venéreas e educação sexual através das consultas no Dispensário Central de Higiene Social do Porto.
Foi docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 1955 até 1977, altura em que assumiu uma colaboração com a Universidade do Estado de São Paulo para o ensino da sua especialidade e criação do Centro de Pesquisa de Dermatologia Social.
Regressou a Portugal em 1985, mas nunca se aposentou verdadeiramente, mantendo contacto com os seus doentes até completar 99 anos.
Aureliano da Fonseca foi um homem dedicado ao associativismo, tendo pertencido a mais de uma dezena de sociedades científicas, além de ter sido consultor da Organização Mundial da Saúde para as doenças venéreas entre 1966 e 1980. Publicou mais de duas dezenas de livros científicos.
No dia do seu centésimo aniversário foi homeageado na Ordem dos Médicos do Norte, numa iniciativa conjunta com o jornal cultural As Artes Entre as Letras, que serviu ainda para o lançamento da obra 100 Anos Cem Versagens, da autoria do próprio
Neste momento particularmente doloroso, o Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos endossa a toda a família e amigos as mais sentidas condolências.