É sabido que Portugal é um país com uma forte tradição católica, porém, ao que parece, não são a crença nem a convicção os fatores que mais determinam as inclinações religiosas dos portugueses. De acordo com o estudo “Hábitos religiosos da população portuguesa”, levado a cabo pelo IPAM – The Marketing School, 87,5 por cento dos inquiridos admitem que as suas orientações religiosas são determinadas e condicionadas pela respetiva tradição familiar. O estudo – que tem por base 1.200 inquéritos aplicados através de entrevistas telefónicas – mostra que para apenas um em cada quatro portugueses (24,6 por cento) a escolha da religião surge nas suas vidas por opção pessoal.
O trabalho levado a cabo pela escola de marketing revela que cerca de nove em cada 10 portugueses (87,7 por cento dos inquiridos) afirma ter uma preferência religiosa. Destes, 97,1 por cento dos fiéis inquiridos professam a religião Católica, à qual se segue a religião Evangélica (um por cento) e as Testemunhas de Jeová (0,4 por cento). Dos 12,3 por cento dos inquiridos que declaram não ter qualquer religião, metade (50,7 por cento) confessa ser ateu e a maioria (46,6 por cento) atribui a convicções pessoais a ausência de preferência religiosa.
Em Portugal, crente é quem também é praticante
A relação dos portugueses com a religião não se fica pela crença. Pelo contrário. O estudo do IPAM mostra que cerca de três em quatro inquiridos (72,6 por cento) frequenta locais de culto, sendo que grande parte destes (45,8 por cento) fá-lo uma vez por semana. 83,2 por cento da amostra afirma que faz orações ou acções de meditação religiosa. Dois em cada três (66,3 por cento) reza ou medita diariamente. A ligação formal dos portugueses com a Igreja fica bem expressa através da celebração dos sacramentos religiosos: 95,7 por cento realizaram pelo menos um sacramento religioso ao longo da sua vida, sendo que para três em cada quatro inquiridos (74,8 por cento) o casamento foi o último sacramento realizado.
Coordenado por Pedro Mendes, docente do IPAM – The Marketing School doutorado em Ciências Empresariais, o estudo “Hábitos Religiosos da População Portuguesa” tem por base a realização de 1.200 questionários aplicados através de inquérito telefónico. A amostra foi proporcionalmente estratificada por região, seguindo a divisão territorial NUT II. A margem de erro é de três por cento.