Iniciativa decorre dia 18 de novembro, pelas 21h30
No próximo dia 18 de novembro, pelas 21h30, o Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso recebe a palestra “Filho da Terra, minha mãe adorada: o Doiro e os mitos em Torga”. A iniciativa assinala os 16 anos de existência deste equipamento cultural, e terá como palestrante José Ribeiro Ferreira.
Relembrar um dos grandes mentores da língua portuguesa é o convite da Biblioteca Municipal de Santo Tirso para o próximo dia 18 de novembro. No âmbito da promoção da leitura e da celebração do 16º aniversário deste espaço, “Filho da Terra, minha mãe adorada: o Doiro e os mitos em Torga” terá lugar pelas 21h30, no Auditório da Biblioteca Municipal.
A iniciativa terá como palestrante José Ribeiro Ferreira, e contará com declamações de António Sousa. Ao longo da palestra, será relembrando o grande escritor português Adolfo Correia da Rocha, conhecido pelo pseudónimo de Miguel Torga, bem como a sua ligação ao Douro.
Natural de Santo Tirso e professor emérito da Universidade de Coimbra, José Ribeiro Ferreira produziu já uma notável obra poética, para além de traduções e estudos publicados em revistas especializas na área dos Estudos Clássicos, tendo participado em inúmeros colóquios e congressos.
A sua atividade profissional está ligada à Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 1971 em Filologia Clássica na Faculdade de Letras, com um trabalho sobre a Andrómaca de Eurípides, tendo também nesta instituição concretizado o doutoramento em História da Cultura Clássica com a tese “Hélade e Helenos I: génese e evolução de um conceito”. Alcançou a cátedra de Estudos Clássicos ainda nesta Universidade, onde lecionou e tem feito investigação e publicado trabalhos no campo da Cultura e História Clássica.